O vereador Nelson Azevedo, do Republicanos, é autor de projeto de lei que será discutido na sessão da Câmara nesta segunda-feira, sugerindo a instituição do Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores-CACs, a ser comemorado anualmente no dia 23 de outubro.
O projeto prevê campanhas, debates e eventos públicos que possam valorizar e divulgar as atividades.
“É importante fazer este reconhecimento, pois faz parte do cotidiano dos CACs a guarda e transporte desses armamentos que, como se sabe, são bens de alto valor e, portanto, de interesse de criminosos, tornando-se primordial que a população em geral-CACs ou não- tenha cada vez mais conhecimento dos direitos e deveres daqueles que, com base no aqui tratado, portam e guardam armas” – vereador e autor do projeto, Nelson Azevedo
A data eleita de 23 de outubro tem relação com o referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições, ocorrido no Brasil em 23 de outubro de 2005.
A consulta popular questionou se o comércio de armas de fogo e munição deveria ser proibido no Brasil. O resultado foi de 59.109.265 votos respondendo “não” (63,94%) e 33.333.045 votos pelo “sim”(36,06%). Em Cachoeira do Sul, 90,02% votaram “não” contra 9,98% optantes do “sim”.