Crédito: SindiTabaco
A Câmara de Vereadores de Novo Cabrais aprovou na sessão desta segunda-feira, a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Plantadores de Tabaco/Fumo. O projeto é de autoria do vereador Silomar Garcia e busca a defesa dos agricultores e suas famílias que vivem da produção do fumo em Novo Cabrais e Região.
O projeto é uma reação ao decreto do presidente Luiz Inácio Lula do Silva, n° 5.658, de 2006, que visa acabar no Brasil com a cultura do fumo até 2030.
“Os agricultores terão que optar por outra cultura alternativa, onde se quer dizer que atualmente no nosso Município e Região, a maioria das famílias das pequenas propriedades rurais teve o seu sustento a partir da plantação de fumo, onde os agricultores, além do sustento custearam os estudos e formaram seus filhos, para as mais diversas profissões. A proibição do plantio do fumo a partir de 2030 em defesa do meio ambiente é, no mínimo, falácia ou resposta para a pressão internacional. Combater o plantio do fumo é uma agressão à agricultura familiar, pois sabemos que nenhuma cultura produz os efeitos econômicos como o resultado do fumo numa pequena área de duas ou três hectares” – vereador Silomar Garcia