20.8 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 28 janeiro, 2021 - 11:35
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Calorão, Praia Nova e banho no Rio Jacuí

Apesar de não estar aberta a temporada, Praia Nova teve movimentação neste domingo. Fotos: Cacau Moraes

 

O calorão deste domingo foi um convite para o cachoeirense ir à Praia Nova, no Rio Jacuí. Apesar da água imprópria para banho, segundo o primeiro relatório da Fepam sobre a balneabilidade dos balneários do RS, muitos não se importaram e se deliciariam nas águas do Jacuí. A temporada de verão do balneário ainda não foi aberta – será no próximo sábado (22) –, mas os bares já funcionam ao som de músicas de todos os estilos.

A Praia Nova é a opção popular dos cachoeirenses e do público da região. A infraestrutura ainda não está pronta, porém, pelo que já foi feito será melhor que a temporada passada. A alegação da Prefeitura é que o nível do Jacuí está alto, mas os guarda-vidas da Operação Golfinho já estão na guarita construída nas margens do rio e por lá ficarão até o dia 10 de março.

Nos bares toda a opção de lanches, bebidas e pista de dança. A clientela curte o pastel, porção de fritas, prato da casa, bolinho de peixe e iscas e filés de traíra, piava, grumatã, além do cascudo e lambari. No Bar do Rio, um dos mais tradicionais da Praia Nova, a música não para e se estende até à noite.

ATENÇÃO

A infraestrutura da Praia Nova terá estacionamento, ponto para ônibus, banheiros, chuveiros, área de camping, trilha para chamar atenção da preservação do meio ambiente, lixeiras, churrasqueiras e sinalização. Em janeiro e fevereiro estão previstas competições esportivas. A organização é da Secretaria do Desporto.

NO JACUÍ  

No Rio Jacuí o perigo. Muita correnteza e o volume de água chamam atenção. Além disso, existe o transporte de pessoas por barqueiros do final da Rua Moron até a Praia Nova, que custa R$ 2,00. Pela BR-153 é o acesso mais preferido por quem possui automóvel. Quando abrir a temporada haverá transporte coletivo para o balneário.

As motos aquáticas tomaram conta do Jacuí na tarde deste domingo. Acrobacias e muita onda por todo o lado, em meio aos barcos que transportam pessoas, foi um dos pontos constatados por quem foi à margem do rio neste domingo à tarde. Como não há uma área específica para as motos, elas estão em vários pontos e isto exige atenção dos barqueiros.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região