Calorão: como as escolas de Paraíso do Sul se prepararam para a volta às aulas

Por
Calorão: como as escolas de Paraíso do Sul se prepararam para a volta às aulas
PARAÍSO DO SUL
10 de fevereiro de 2025 - Crédito: Ass. Com.

A manhã desta segunda-feira (10) foi especial para estudantes em Paraíso do Sul, pois ocorreu o início das aulas do Calendário Letivo 2025. Ainda nas últimas semanas, as escolas foram preparadas para receber os estudantes, com mutirões de limpeza e melhorias. Os profissionais da Educação também passaram por formação, desde a questão pedagógica até mesmo nutricional, com treinamento dos serventes e merendeiras. Durante o dia, a secretária de Educação, Mara Cardoso e a secretária de Governo, Patrícia Parreira, percorreram as escolas para boas-vindas aos estudantes, professores e equipes diretivas.

Neste domingo (9), o Governo do Estado informou que, em cumprimento a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, as aulas estão suspensas nesta segunda-feira (10), nas 2.320 escolas da Rede Estadual. O pedido pelo adiamento das aulas partiu do CPERS – Sindicato dos Professores do Estado, com alegação acerca da previsão de forte calor no Rio Grande do Sul, nos próximos dias.

 

Crédito: Ass. Com.

Crédito: Ass. Com.

 

A Procuradoria-Geral (PGE-RS) recorreu da decisão liminar que suspendeu o início do ano letivo na Rede Estadual de ensino e aguarda a decisão da Justiça.

Segundo Mara, existem escolas no Estado sem estrutura para receber os alunos neste calor intenso, mas não é o caso de Paraíso do Sul. “Nossas escolas estão equipadas e os professores orientados sobre os cuidados necessários com o calor”, explica a secretária de Educação.

A titular ainda destaca sobre os pais que trabalham, especialmente dos alunos das EMEIs, que já haviam se programado para o início das aulas nesta semana e, uma decisão repentina acarretaria em transtornos. Da mesma forma, todo o transporte escolar havia sido vistoriado e a merenda escolar da semana estava reservada. “Também destacamos que o Calendário Escolar já está fechado. Uma mudança agora traria mais transtornos no final do ano, em dezembro, quando também é um período de altas temperaturas e teríamos que recuperar esses dias letivos”, explica.

A secretaria de Governo, Patrícia destaca que, atenta à onda de calor, a Prefeitura Municipal acompanhou todos os alertas e orientações da Defesa Civil. Desta forma, para amenizar a questão do calor, os professores foram orientados a diminuir o tempo no pátio, oferecer alimentação mais leve e suspender a Educação Física neste período. “Entendemos a situação do calor, mas acreditamos que não afeta a realidade da Educação que é oferecida em Paraíso do Sul”, complementa Patrícia.