A região Sul do Brasil enfrentará uma semana de condições climáticas com calor extremo, com temperaturas escaldantes que devem ultrapassar os 40°C e a formação de temporais intensos. De acordo com a MetSul Meteorologia, uma massa de ar quente se intensificará sobre o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, trazendo calor intenso e favorecendo a ocorrência de tempestades.
A partir desta segunda-feira (10), o Rio Grande do Sul entrará no período mais crítico da onda de calor. Cidades das regiões Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales poderão registrar temperaturas entre 40°C e 43°C. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 38°C e 40°C, enquanto na região metropolitana as máximas podem superar os 40°C.
Na terça-feira (11), a situação se agrava, com previsão de um dos dias mais quentes do ano. O calor excessivo deve ser sentido até mesmo no Litoral Norte, onde as temperaturas raramente ultrapassam os 40°C devido à influência do oceano. A atuação de uma corrente de jato em baixos níveis favorecerá a elevação da temperatura por compressão, fenômeno semelhante ao registrado em dezembro de 2012, quando Torres atingiu 41,4°C.
Mudança no tempo: calor extremo abre espaço para temporais e alívio parcial
A quarta-feira (12) marcará o início da transição climática, com o avanço de áreas de instabilidade que trarão chuva e tempestades para diversas regiões. Apesar da aproximação de uma frente fria, algumas cidades ainda poderão registrar temperaturas superiores a 35°C antes da chegada da chuva.
Na quinta-feira (13), o ingresso da frente fria deve trazer uma queda mais significativa nas temperaturas, além de chuva mais generalizada. No entanto, a sensação de abafamento ainda persistirá em algumas localidades. O fim da semana seguirá instável, com possibilidade de pancadas de chuva fortes e temporais isolados entre sexta-feira (14) e sábado (15).
Mapa da MetSul mostra massa de ar excepcionalmente quente sobre a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil nesse começo de semana | METSUL
Perigo para a saúde e riscos climáticos
Especialistas alertam para os riscos à saúde causados pelo calor extremo, especialmente em áreas urbanas, onde o fenômeno das ilhas de calor pode intensificar ainda mais a sensação térmica. Além disso, índices de calor – que levam em conta a umidade relativa do ar – podem superar os 50°C em algumas cidades, aumentando os riscos de desidratação e insolação.
A MetSul também adverte sobre o potencial de tempestades severas ao longo da semana. O calor intenso favorece a formação de nuvens carregadas, com risco de chuvas fortes, ventos intensos e queda de granizo. A instabilidade se intensificará com a chegada da frente fria no meio da semana, aumentando o risco de temporais isolados e volumes elevados de precipitação em curto período de tempo.
Diante desse cenário, meteorologistas recomendam atenção redobrada às previsões do tempo e medidas preventivas para enfrentar tanto o calor excessivo quanto os episódios de tempestade que devem marcar a semana no Sul do Brasil. Consumir bastante água, usar roupas leves e claras e evitar trabalho forçado e exercícios físicos em horários de pico são algumas das recomendações dos especialistas.
CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS