Calor e seca prolongada vão marcar junho, diz meteorologia

Por
Calor e seca prolongada vão marcar junho, diz meteorologia
CACHOEIRA DO SUL
5 de junho de 2024 - Próximas semanas serão marcadas pelo calor no RS, segundo a meteorologia / Foto: Milos Silveira/OC

Depois de um volume histórico de chuva em maio, a tendência é calor e tempo seco no Rio Grande do Sul no mês de junho. Uma grande massa de ar quente com temperaturas elevadas vai tomar conta, não só do Sul do país, mas sim de uma área extensa da América do Sul. A previsão é da MetSul Meteorologia.

Segundo os prognósticos, ao menos no curto e no médio prazos, dias de temperatura muito baixa não devem ocorrer no RS e as marcas estarão mais próximas do que se registrou em meados de abril do que em junho, quando deveria ser o auge do período frio do ano. Esse calor fora de época acompanhado de clima mais seco vai favorecer a recuperação de áreas degradadas e limpeza de habitações e empresas atingidas por alagamentos durante o mês de maio.

CALOR COMEÇA A INGRESSAR NESTA TERÇA NO RS

O ar mais quente começa a ingressar a partir desta terça-feira no Rio Grande do Sul a partir do Noroeste e induz formação de nebulosidade nesta quarta no Estado, especialmente no Sul e no Leste gaúcho, apesar de o sol aparecer com nuvens na maior parte do território gaúcho.

A massa de ar quente que ingressa vai tomar conta do estado ao menos até a metade do mês com temperatura “acima” a “muito acima” da média desta época do ano.

No Estado, igualmente muitos dias com tardes quentes para os padrões de junho pela frente. No Oeste, Noroeste e nos vales, em alguns dias, especialmente da semana que vem, as tardes terão máximas ao redor ou acima de 30ºC.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a máxima média histórica nos meses de junho (período de 1991-2020) no Rio Grande do Sul é de 20,3 graus. Porém, neste ano, calor de 25 a 29 graus será frequente pelo menos pelas próximas duas semanas.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL