Calor de 41°C faz caixa d’água derreter no Barro Vermelho

Por 24 de janeiro de 2022

Crédito: OC/Reprodução

Uma caixa d’água de 1 mil litros instalada na propriedade do produtor rural Jocemar Camargo, na localidade do Barro Vermelho, no interior de Cachoeira do Sul, derreteu na tarde deste domingo devido ao forte calor.

Segundo Camargo, um termômetro instalado na propriedade marcava 41°C quando a caixa d’agua começou apresentar os primeiros indícios de derretimento. “A caixa d’agua estava cheia quando ela começou a ceder”, informou o produtor.

Entenda

Mestre em Engenharia de Materiais, o professor Glaucinei Rodrigues explica que o calor pode sim alterar a forma da estrutura, já que é composta de polietileno – um material plástico que pode ser moldado sob temperatura e pressão.

Segundo Rodrigues, a temperatura de fusão do polietileno é relativamente baixa – cerca de 112°C. “Para se fazer uma caixa d’água, os grãos de polietileno são derretidos em uma máquina aquecida a cerca de 112°C. Com a exposição ao sol, ao longo do dia, a água contida nela pode ter aquecido e chegado perto da temperatura de fusão, gerando o derretimento”, explica.