Cadastro viabiliza que pacientes acamados sejam vacinados em casa

Por
Cadastro viabiliza que pacientes acamados sejam vacinados em casa
SAÚDE
3 de abril de 2022 - 41edd43b151d4c0a8c600cd3699accfe

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica de Cachoeira do Sul, está disponibilizando um formulário para cadastramento para vacinação de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, a chamada vacinação domiciliar. No site da Prefeitura está disponível um formulário, que pode ser preenchido por um familiar, para que a dose da imunização contra a influenza (gripe) seja aplicada no paciente por um vacinador, sem que seja necessário ele se deslocar até um posto de saúde.

De acordo com a enfermeira Mariana Bortolazzo Machado, o cadastro permite que a equipe tenha informações mais completas do paciente. “Anteriormente, os agendamentos eram feitos por telefone. São várias perguntas que precisam ser esclarecidas como: endereço, ponto de referência, dados pessoais, comorbidade… Isso demandava um certo tempo de uma ligação telefônica. Agora, o familiar pode fazer o cadastramento a qualquer momento, com calma, preenchendo todas as informações que precisamos”, explica.

No cadastro, é necessário colocar o telefone de contato do familiar ou do paciente para que o departamento entre em contato, caso necessário. É preciso preencher todos os dados para poder concluir o cadastro. Ao final, é possível baixar o arquivo com cópia do formulário preenchido. Ele também é enviado para o e-mail cadastrado durante o seu preenchimento. Após o cadastramento, é importante estar atento, pois os imunizadores poderão fazer a visita a qualquer momento.

Informações: Vigilância Epidemiológica = 3724-6112 e 3723-1351

Texto: Patricia Miranda