Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cachoeirenses passarão a contar com serviço de Psicologia nas unidades da atenção básica do SUS

Secretário da Saúde, Paulo Gonçalves / Crédito: Adrine Zigulich Martins

Secretário da Saúde, Paulo Gonçalves / Crédito: Adrine Zigulich Martins

O secretário municipal da saúde, Paulo Gonçalves, está lançando um programa que levará o serviço de Psicologia, inicialmente, a seis unidades da rede de atenção básica do SUS. Nesta primeira etapa, explica o titular da SMS, a assistência qualificada com vistas à saúde mental ficará disponível na EAP Central e ESF Fátima, EAP Marina, EAP Centro Social Urbano, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Piquiri, esta última no interior do município. “Precisamos cada vez mais aproximar os serviços especializados da população, como é o caso da Psicologia, que é comprovadamente indispensável para a qualidade de vida do ser humano”, pondera Gonçalves.

Da mesma forma, como a gestão pública da saúde já previa em todo o país, as unidades têm verificado maior procura por este tipo de consulta no pós-pandemia. “Episódios de ansiedade e depressão cresceram muito em diferentes faixas etárias e nossa intenção é ampliar o acesso à ajuda profissional”, acrescenta o secretário da Saúde. Para operacionalizar os atendimentos nos postos de saúde, o gestor destinou quatro profissionais lotados no Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II) para revezarem suas agendas também com as unidades dos bairros. A consulta psicológica deverá ser indicada a partir do acolhimento do setor de enfermagem do posto onde o usuário do SUS é cadastrado. Feita essa triagem, acontece o agendamento do horário.

RAPS

A Secretaria Municipal da Saúde dispõe de uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que é composta por oito unidades voltadas à saúde mental, incluídos neste grupo os dois serviços de residenciais terapêuticos, destinados ao abrigo de pacientes que não mais dispõem de vínculo familiar. Os pontos especializados atuam em livre demanda e o usuário do SUS deve se dirigir ao serviço específico à sua necessidade. Nestes casos também há um acolhimento inicial da equipe para que se proceda o agendamento da consulta.

A REDE

Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, na Rua Isidoro Neves da Fontoura, nº 426)

Caps II – (Centro de Atenção Psicossocial II, na Rua Marechal Floriano, nº 207)

Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, Rua Saldanha Marinho, nº 536)

Ament (equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental, na Rua David Barcelos, nº 568)

TeAcolhe (Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo, Rua 7 de Setembro, nº 440)

TeAtende (Centro Municipal do Autismo, Rua David Barcelos, nº 568)

Sair da versão mobile