Crédito: Gov.BR
A cifra segue aumentando. Sem parar. A ferramenta disponibilizada com o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra, em tempo real, quanto os brasileiros já pagaram de impostos no ano. Com objetivo de conscientizar sobre a alta carga tributária, a calculadora registra que o contribuinte de Cachoeira do Sul ultrapassa a cifra de R$ 24,7 milhões já paga desde o começo do ano em impostos municipais.
Desde maio, os contribuintes que gerarem novos boletos para pagamento de taxas ou impostos com a Prefeitura de Cachoeira do Sul podem utilizar o pagamento via PIX. O PIX é meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central para facilitar a realização de transações financeiras.
Para o contribuinte, a principal vantagem é, independente de qual banco seja cliente, poder pagar sua conta com a Prefeitura sem sair de casa. Atualmente, a Prefeitura tem convênio com o Banrisul, Caixa e Banco do Brasil. Assim, apenas quem é cliente de um destes três bancos é que pode pagar seus impostos e taxas por seus aplicativos. Com o PIX, clientes de outras instituições vão poder usar o benefício.
Também em maio, teve início o Programa de Recuperação de Crédito da Prefeitura de Cachoeira do Sul, destinado a promover a regularização de créditos do Município. O devedor pode ser pessoa física ou jurídica, com débitos de natureza tributária ou não, inscritos em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, protestados ou não, parcelados ou não, com exigibilidade suspensa ou não.
Com o programa, é possível negociar dívida referente a impostos com o Município fazendo pagamento em quota única até quinta-feira com 100% de desconto no valor de juros de mora e multa. Quem optar pelo pagamento até 31 de agosto, terá 70% de desconto do valor de mora e multa. Já para pagamento até 31 de Outubro, haverá 50% de desconto do valor de mora e multa.
Ainda existe a possibilidade de pagamento parcelado em até 6 vezes com 30% de desconto do valor de mora e multa, com valor mínimo de parcela de R$ 100. Quando houver atraso do pagamento das parcelas, o contribuinte estará sujeito a cobrança de juros e multas.