Cachoeirense recebe prêmio internacional da Apple

Por 4 de junho de 2021

Estudante cachoeirense Cristian Garske foi selecionado em concurso internacional da multinacional americana de tecnologia / Foto: Divulgação

O cachoeirense Cristian Severo Garske, de 30 anos, foi premiado pelo segundo ano consecutivo no Swift Student Challenge, um concurso que faz parte do evento anual da Apple, a Worldwide Developers Conference (WWDC), que ocorre anualmente no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Cristian – que é estudante do curso de Design Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – desenvolveu um jogo explicando algumas questões relacionadas às 10 Heurísticas de Nielsen.

“Eu trouxe uma interface de um aplicativo de corrida, como o Uber, com uma experiência ruim. A ideia é exatamente melhorar essa interface, aplicando os conceitos de Heurísticas e aprendendo interativamente” explica o estudante. Mais detalhes sobre o jogo estão disponíveis no vídeo: youtu.be/26w5qdg78_s.

A WWDC é uma conferência organizada pelos desenvolvedores da Apple. Neste ano, a exemplo de 2020, o evento foi totalmente remoto e aberto ao público. Para participar do concurso Swift Student Challenge, estudantes de todo o mundo poderiam criar um projeto interativo utilizando a plataforma Swift Playgrounds. Cristian está entre os 350 vencedores, que tiveram os projetos avaliados por funcionários da Apple.

QUEM É

Cristian Severo Garske é cachoeirense, e cursou toda a educação básica no Instituto João Neves da Fontoura, em Cachoeira do Sul. Quando concluiu o Ensino Médio, em 2007, chegou a iniciar o curso Técnico em Enfermagem, na Escola HCB, mas a paixão pelas artes falou mais alto.

Ele trabalhou ainda por três anos na empresa Geguton, de Cachoeira do Sul, e em 2013 passou no vestibular da UFRGS. No mesmo ano, mudou-se para Porto Alegre, onde dividia com outros estudantes o aluguel de um apartamento. Ele relata que o apoio da família foi fundamental para conseguir se manter na Capital.

Ao longo do curso, trabalhou numa bolsa da UFRGS com edições de vídeo, animações e conteúdo para aulas à distância. Em 2019, foi selecionado para o curso Apple Developer Academy que fica no Tecnopuc, o Parque Científico e Tecnológico da PUC/RS. Trata-se de um curso de dois anos, só para estudantes universitários, em que os 50 alunos estudam e fazem aplicativos para os produtos da Apple.

Foi através desse curso que o cachoeirense chegou ao WWDC, que é evento anual, feito pela Apple, focado para os desenvolvedores de aplicativos. Além do evento tem esse concurso focado para estudantes, uma forma de trazer os estudantes para essa área tecnológica. O evento em si está previsto para acontecer na segunda-feira (7).