O jornalista cachoeirense Paulo Sérgio Pinto recebe nesta terça-feira (12), na Câmara de Vereadores, o Título Honorífico de Cidadão Benemérito de Cachoeira do Sul. A solenidade está prevista para as 18h. A proposição é do vereador Alex da Farmácia (Republicanos).
Ao justificar a indicação, Alex ressaltou o fato de que Paulo Sérgio Pinto, ao longo de sua carreira na comunicação, sempre fez reverberar o nome de Cachoeira do Sul nos microfones e nos espaços de mídia escrita. “Ele é, sem dúvida, um dos maiores embaixadores de nossa terra”, resume Alex da Farmácia, que fez a indicação a pedido do empresário cachoeirense Edson Moraes, o Macarrão, e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, que são amigos particulares do homenageado Paulo Sérgio Pinto. Em Cachoeira do Sul, será assinado nesta terça-feira (12) o protocolo de intenções para instalação do sinal digital da TV Pampa no município.
QUEM É PAULO SÉRGIO PINTO
Paulo Sérgio Pinto é um jornalista de destaque no cenário gaúcho da comunicação e vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação, um dos maiores grupos de mídia do Rio Grande do Sul. Atuando na Rede Pampa desde os anos 1970, Pinto consolidou sua carreira como comunicador e executivo, participando ativamente da expansão e diversificação do grupo, que abrange canais de rádio, televisão e o jornal digital O Sul. Ao longo de sua trajetória, ele se envolveu em programas populares e entrevistas de grande alcance, como o Pampa Debates, em que promove discussões sobre temas de interesse público e atualidades.
Reconhecido por sua influência na comunicação regional, Paulo Sérgio Pinto também recebeu diversas homenagens e prêmios, como o título de Supermercadista Honorário da Expoagas, evento de destaque no setor supermercadista gaúcho. Esse reconhecimento reforça seu papel não só como jornalista, mas também como figura ativa em áreas empresariais e comunitárias.
Formado em engenharia eletrônica pela PUCRS, especializado em marketing pela ESPM, árbitro de futebol e comentarista esportivo, Paulo Sérgio Pinto nasceu em Cachoeira do Sul em 27 de abril de 1950. Começou no rádio como comentarista de arbitragem da Rádio Guaíba. Trabalhando nas maiores empresas de comunicação do Rio Grande do Sul, foi um dos responsáveis por inúmeras inovações na transmissão de eventos relacionados ao esporte. Em seu currículo, constam as coberturas de quatro Copas do Mundo, a partir de 1986.
A performance à frente dos microfones acabou por conduzi-lo a atuar em outros segmentos do Jornalismo. Tornou-se homem de jornal e televisão, chegando a ser diretor comercial do Correio do Povo. Hoje, é presidente do conselho deliberativo da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), além de ser diretor-geral do jornal O Sul, comentarista e apresentador econômico/político da TV Pampa e Rádio Pampa.
Pinto é visto como um defensor da mídia regional e tem papel importante na promoção do debate público no Rio Grande do Sul, posicionando a Rede Pampa como uma referência para o jornalismo gaúcho. Ele continua a contribuir com sua experiência para fortalecer a comunicação no Estado, integrando tradição e inovação no setor de mídia.