Ao chegar no 20º dia de dezembro, Cachoeira do Sul vive a expectativa pela divulgação da classificação definitiva o modelo de distanciamento controlado, o que deve ocorrer no fim da tarde desta segunda-feira (21). Previamente em bandeira vermelha (risco alto de contágio), o Município enfrenta seu pior momento da pandemia de Covid-19. Encerrando o mês de novembro com sete óbitos por complicações da doença em pacientes de Cachoeira desde março, a Secretaria Municipal da Saúde registrou o mesmo número apenas em dezembro, chegando a 14 mortes ao todo.
A apuração da reportagem do Portal OCorreio revela ainda que foram 261 pacientes que incrementaram as estatísticas de recuperados, representando o aumento de 34% no período. No entanto, o ritmo abaixo da evolução dos casos confirmados de Coronavírus: eram 963 e passaram para 1.513 neste domingo (20). Ou seja, um crescimento de 57% em 20 dias.
Outro fator que desafia Cachoeira do Sul é a lotação da UTI Covid-19 no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). Os dez leitos estão ocupados, além de seis internações na Enfermaria Covid-19.
Neste domingo (20), a pasta registrou 32 novas confirmações da doença e dez pacientes considerados recuperados. Ao todo, 471 casos seguem ativos para Covid-19 em Cachoeira do Sul. No fim de novembro, o levantamento diário apontava 189, o que representa que houve um aumento de 149,2% no número de pacientes que seguem em recuperação.