Produtores rurais do município leverão tratores para a manifestação na capital gaúcha, que acontece nesta quinta-feira (8).
A União do Agro de Cachoeira do Sul se une nesta quinta-feira (8), em Porto Alegre, ao movimento denonimado Tratoraço, ação que integra o SOS Agro, a ser realizado no Parque da Harmonia. Pelo menos, 12 tratores foram deslocados para a capital e mais cerca de 100 produtores rurais, que se deslocarão em carros e ônibus. O maquinário ocupará a orla do Guaíba, conforme os organizadores.
A participação do grupo cachoeirense foi possível graças a uma arrecadação espontânea de recursos, provenientes de pessoas físicas e de empresas. O recurso será utilizado no custeio do transporte dos tratores por meio de caminhões.
A União do Agro do município ganhou força desde que, pelas redes sociais, os produtores se mobilizaram no final de julho em protesto por melhores estradas. A manifestação teve carreata pela cidade e um ato público em frente da Prefeitura. Também aconteceu uma audiência com a prefeita Angela Schuh, quando foi apresentada uma pauta de reivindicações.
O QUE SERÁ O TRATORAÇO EM PORTO ALEGRE
Desde o começo da semana, produtores rurais de todas as regiões se mobilizam para o SOS Agro. Por isto, Porto Alegre deve amanhecer nesta quinta-feira com caminhões carregados com tratores e colheitadeiros em comboios.
A capital gaúcha será palco de um tratoraço em protesto por medidas mais efetivas de socorro às dívidas e reconstrução do setor após as recentes enchentes. São esperadas mais de trezentas máquinas e dez mil produtores, inclusive de outros estados que apoiam o movimento.
No RS, 25 cidades registraram protestos nesta terça-feira (7), mostrando a mobilização crescente dos agricultores. O objetivo é chamar a atenção das autoridades para a necessidade urgente de ações mais abrangentes e eficazes para ajudar na recuperação do setor agrícola do estado.