17.5 C
Cachoeira do Sul
sábado, 17 abril, 2021 - 00:09
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

RISCO ALTÍSSIMO: CACHOEIRA VAI PARA BANDEIRA PRETA

Crédito: Reprodução / Youtube

O pior momento chegou. A classificação da Região 27 – com sede em Cachoeira do Sul – será em bandeira preta (altíssimo risco) na classificação que será divulgada nesta sexta-feira (26). A decisão foi antecipada pelo governador Eduardo Leite , em reunião virtual com a Federação da Associação de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na tarde desta quinta-feira (25). Outra medida anunciada foi suspender temporariamente a cogestão no modelo de distanciamento controlado. A vigência terá início neste sábado (27).

Deste sábado (27) até o dia 7 de março, portanto, a cogestão estará suspensa com aplicação das restrições da bandeira correspondente na região.

Nesta sexta-feira (26), uma nova rodada de classificação das 21 regiões de covid-19 será realizada, com o anúncio de novas bandeiras. Os municípios terão de cumprir, na próxima semana, estritamente os protocolos das faixas em que forem inseridos, sem hipótese de abrandamento por regras locais previstas pela cogestão.

No momento, há 11 regiões do mapa da Covid-19 em bandeira preta, com regras que as aproximam de um lockdown.

Em transmissão ao vivo pela internet após a reunião com a Famurs, quando Leite antecipou que todo o Estado do Rio Grande do Sul deve ser colocado em bandeira preta na rodada, o governador apelou por apoio da sociedade.

O que significa a suspensão da cogestão?

A Prefeitura de Cachoeira do Sul não poderá mais adotar critérios próprios. O governador reforçou os motivos que o levaram à decisão após apresentação de dados feita pela secretária da Saúde, Arita Bergmann. De acordo com a titular da pasta estadual, caso nada seja feito nos próximos dias, o Rio Grande do Sul alcançará média de 200 óbitos diários. Ou seja, seriam necessários 60 novos leitos por dia.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região