Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cachoeira tem o dobro de candidatos negros do que a média do RS

Crédito: Freepik

Crédito: Freepik

Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que 35,6% (5.275) dos candidatos às Eleições Municipais de 2024 se declaram negros. Em Cachoeira do Sul, 10,84% dos postulantes a um dos cargos em disputa declararam que são negros (18). Apesar de ser três vezes menor do que a média nacional, representa o dobro na comparação com a apuração no Estado (5%).

Já os candidatos no pleito cachoeirense que se identificam como brancos, somam 85,54% do total (142). A média estadual é ainda maior: 95% do total.

 

Crédito: TSE

“Essas diferenças sugerem que o retrato da sociedade é diferente entre a população e os candidatos que pleiteiam a chefia do executivo municipal. Essa diferença entre a identificação da população e a ocupação dos cargos eletivos é um obstáculo para a diversidade e a pluralidade na política”

– presidente da CNM, Paulo Ziulkoski

 

 

 

Histórico

O levantamento da CNM também fez um comparativo para avaliar a evolução da classificação dos candidatos a prefeito nas últimas três eleições municipais (2016, 2020 e 2024 período em que o TSE passou a registar informações sobre raça). A proporção de candidatos a prefeito em relação a sua raça apresentou mudança: entre os candidatos brancos a proporção recuou de 66,4% em 2016 para 63,5% em 2024 e, entre os negros, aumentou de 32,8% para 35,9%. Destaca-se, entre os candidatos negros, que há um aumento de representatividade desde 2016, embora entre 2020 e 2024 a mudança não tenha tido tanta relevância.

O estudo também identificou que os candidatos negros são mais jovens, enquanto os declarados brancos são mais escolarizados e possuem proporcionalmente mais candidatos à reeleição. Avaliando as ocupações, os candidatos brancos possuem maior representação entre empresários, advogados e agricultores, enquanto os candidatos negros são mais frequentes entre os vereadores, servidores municipais e professores.

Sair da versão mobile