20.2 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 13 maio, 2021 - 18:28
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira tem 1.413 idosos que não tomaram a segunda dose

Vacinação contra a covid-19 ainda tem 1.413 idosos cachoeirenses que não receberam a segunda dose / Foto: PMCS/Divulgação

Cachoeira do Sul tem 1.413 idosos que ainda não tomaram a segunda dose de alguma das vacinas contra a covid-19. Os números são referentes a quem recebeu a primeira dose do imunizante e não procurou a rede de atendimento da Secretaria Municipal da Saúde após a data estabelecida para a segunda dose. Os dados constam nas planilhas da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde (8ª CRS) atualizadas até o final da tarde desta segunda-feira (19).

E entrevista nesta terça-feira (20) ao Programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango, o coordenador da 8ª CRS, Júlio Lopes, manifestou preocupação com o não comparecimento dessas pessoas aos drive trhus organizados pela Secretaria Municipal da Saúde e aos nove postos de vacinação espalhados pela cidade. “É importante lembrar que o indivíduo só ganha algum nível de imunização 15 dias depois da aplicação da segunda dose. A luta contra a covid-19 é um desafio coletivo”, lembra Júlio Lopes.

DRIVE THRU

Nesta terça-feira, há doses disponíveis para a segunda dose em todos os nove postos de vacinação de Cachoeira do Sul. Para atender a grande demanda esperada por segundas doses na campanha contra a Covid-19 nos próximos dias, a Secretaria Municipal da Saúde já definiu a realização de mais duas edições da estratégia drive thru – a vacina no carro – para as próximas quinta-feira (22) e sábado (24).

A ação do sábado deve compreender o drive thru da Fenarroz e o horário especial nas três maiores unidades de saúde da cidade (US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina), das 7h às 14h, para as segundas aplicações. Entretanto, se confirmada a regularidade das entregas do imunizante pela 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, nesta data também poderia ser reforçada a vacinação em primeira dose dos idosos.

Para ser vacinado, o paciente deve estar portando documento de identidade oficial com foto e CPF e, de preferência, a carteira da vacinação. No caso da segunda dose, o registro da primeira etapa para fins de comprovação é imprescindível.

De acordo com dados divulgados pelo secretário municipal da Saúde, Marcelo Figueiró, até esta segunda-feira 25,43% da população já haviam recebido pelo menos a primeira dose das vacinas contra a covid-19, o que já corresponde a mais de 20 mil vacinados.

DRIVE THRU QUINTA-FEIRA – 22/04 – a quem se destina?
Idosos imunizados até 24 de março e cujos retornos para segundas aplicações haviam sido previstos para a próxima quarta-feira (21/04) – feriado.
Neste dia tem 2ª dose no drive thru da Fenarroz (7h às 14h) e nos 9 postos da rede pública (horário de expediente).

DRIVE THRU SÁBADO – 24/04 – a quem se destina?
Profissionais de saúde imunizados em 30 de janeiro com a vacina AstraZeneca/Fiocruz e idosos vacinados até 27 de março com a Coronavac/Butantan.
Neste dia tem 2ª dose no drive thru da Fenarroz e nas 3 maiores unidades sanitárias da cidade: US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina. Horário unificado das 7h às 14h.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região