Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cachoeira sedia 7º Encontro de Patrulhas do Interior da BM

7º Encontro de Patrulhas Comunitárias do Interior foi realizado pela Brigada Militar na noite desta segunda-feira no Capané, em Cachoeira do Sul / Fotos: Brigada Militar

O 35º Batalhão de Polícia Militar (35º) promoveu na noite desta segunda-feira (27) em Cachoeira do Sul o 7º Encontro de Patrulhas Comunitárias do Interior da Brigada Militar. O evento foi realizado na Fazenda Jóia do Capané, no Capané, interior do município.

Prestigiaram o evento diversas autoridades, incluindo o subcomandante da Brigada Militar, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, e o secretário adjunto da Segurança Pública, Marcelo Gomes Frota, que se mostraram incentivadores das atividades de polícia comunitária. Eles destacaram a importância de um atendimento de excelência às comunidades interioranas.

Conforme a BM, as patrulhas comunitárias do Interior proporcionam um atendimento qualificado para a população do campo. Dentre as atividades dos policiais que atuam nestas patrulhas, incluem visitas a escolas, residências e estabelecimentos com o intuito de delinear as propriedades, realizando contato com as lideranças locais, verificando e orientando a comunidade.

Dentre as atividades, foi realizada uma formatura com entrega da programação, orientações gerais e mensagem de boas-vindas aos policiais, uma instrução noturna com o assunto:  conduta em ocorrências em área de mato, ministrada pelo major Santos Rocha, integrante do Batalhão de Operações Especiais. Logo após, foi apresentado o Programa das Patrulhas Comunitárias do Interior pelo Batalhão anfitrião (35º BPM), onde houve um pronunciamento do comandante regional, subcomandante geral e secretário adjunto de Segurança, além da banda de música do CBFPM do 2° BPM, encerrando as atividades com um jantar.

O comandante do 35° BPM, major Jaime Soligo Filho, destacou a importância destes encontros para valorizar os integrantes das patrulhas que atuam conforme uma estratégia comunitária de prevenção criminal, de forma integrada com a comunidade, estendendo a atenção diária para as comunidades rurais, levando à diminuição da criminalidade com o fim de manter a tranquilidade e a harmonia na sociedade, através de um trabalho sistemático, planejado e detalhado.

Segundo o comandante regional, coronel Valmir Reis, dentre as estratégicas primordiais da Polícia Militar, evidencia-se o policiamento comunitário, que resgata os fundamentos da atividade policial, na perspectiva de uma sociedade democrática, pluralista e participativa, onde as responsabilidades são compartilhadas por todos. “Trata-se de dar uma característica humana ao profissional de segurança pública, e não apenas um número de telefone ou uma instalação física referencial”, relatou.

Estiveram presentes, os prefeitos de Pantano Grande e Sobradinho, Cassio Nunes Soares e Luiz Affonso Trevisan, o anfitrião do evento, Adriano Bianchini, o comandante do 35°BPM, major Jaime Roberto Soligo Filho, o comandante do 23°BPM, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, o chefe do Estado Maior do CRPO/VRP, major Paulo Fernando Soares Nascimento, o comandante do 2°BPM, major Clademir Machado Flores, o chefe da Corregedoria Regional, major Cristiano Cuozzo Marconatto, o cresidente do Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM), Roberto Gross, o promotor de Justiça da Promotoria de Venâncio Aires, Pedro Rui da Fontoura Porto, o presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio dos Santos, integrantes do Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM), demais autoridades, oficiais e praças da instituição, imprensa e comunidade.

Sair da versão mobile