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Cachoeira: RGE denuncia fraudes na energia

Crédito: Carlos Severo / Fotos Públicas

A RGE recuperou 29 GWh de energia em 2020 na Região Central do Estado. As ações da empresa contra fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, é uma combinação de esforços dos investimentos no uso de inteligência, tecnologia e de informações que chegam pelo canal de denúncias.

As inspeções realizadas ao longo do ano resultaram em 2.201 fraudes regularizadas. Com isso, o volume de energia recuperado seria suficiente para abastecer 193,3 mil residências durante um mês. “A RGE está cada vez mais empenhada em identificar e combater fraudes e furtos de energia com foco em ampliar a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia oferecido. Os esforços fazem parte do trabalho contínuo da empresa e são viabilizados tanto por meio de parcerias com órgãos públicos e autoridades policiais, quanto investindo em tecnologia de ponta e especialização das equipes em processos de monitoramento e análise”, afirma o presidente da distribuidora, Marco Antonio Villela de Abreu. Segundo ele, a recuperação de energia também representa retorno aos cofres públicos em forma de impostos (ICMS e PIS/Cofins) que não foram pagos e são revertidos para benefício da população.

Furto de energia é crime. Pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento a energia e perda de arrecadação de impostos, importantes para manter serviços públicos no município. Por isso, a CPFL mantém um canal de denúncia fácil e anônimo para quem quiser informar possíveis casos de fraudes”, ressalta o diretor comercial do grupo, Rafael Lazzaretti.

Entre os municípios com maior recuperação de energia na região, Santa Maria registrou 12,7 mil MWh, ficando em primeiro lugar. Cachoeira do Sul ocupa a segunda posição com 5,8 mil MWh. Santiago é o terceiro da lista com 1,8 mil MWh, enquanto São Pedro do Sul, com 1,4 mil MWh, seguido por São Francisco de Assis, com 1 mil MWh, fecham o ranking.

AÇÕES CONTRA FRAUDES E FURTOS DE ENERGIA
REGIÃO CENTRAL – 2020
MUNICÍPIO Energia Recuperada (MWh) Fraudes
SANTA MARIA 12.704 964
CACHOEIRA DO SUL 5.891 447
SANTIAGO 1.818 138
SÃO PEDRO DO SUL 1.410 107
SÃO FRANCISCO DE ASSIS 1.027 78

Eficiência

O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resultam em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos.

Crime

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Em 2020 os números de boletins de ocorrência registrados contra fraudadores cresceram, somando 32 boletins de ocorrência na RGE.

Uma das consequências ocasionadas pela ação de fraudes e furtos de energia elétrica é a piora na qualidade do serviço de distribuição. Isso se dá pela sobrecarga do sistema provocada pelas ligações clandestinas.

Clientes da RGE podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis ou .

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