Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cachoeira retoma vacinação da covid-19

Segundo o Ministério da Saúde, a nova vacina abrange um espectro maior de cepas em comparação com os imunizantes anteriores / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/EBC

Segundo o Ministério da Saúde, a nova vacina abrange um espectro maior de cepas em comparação com os imunizantes anteriores / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/EBC

Secretaria Municipal da Saúde retoma na próxima terça-feira (04/06) a vacinação contra a Covid-19 nas salas de vacinas da rede básica. Depois de ter sido pausada por falta de estoque, a imunização recomeçará com doses da vacina monovalente XBB da fabricante Moderna, a versão mais atualizada contra a cepa atual, a subvariante ômicron XBB 1.5. Segundo o Ministério da Saúde, a nova vacina abrange um espectro maior de cepas em comparação com os imunizantes anteriores, ampliando a proteção dos usuários. E é neste aspecto que reside a relevância de se reforçar a imunização, conforme preconiza o calendário do Governo Federal, com vistas a amenizar as formas mais graves da doença, que em Cachoeira do Sul já vitimou quatro pessoas em 2024.

Para receber a XBB, é preciso ter o intervalo mínimo recomendado de três meses desde a aplicação de doses anteriores. Os usuários do SUS a partir dos seis meses de idade estão aptos a procurar o serviço de saúde munidos de documento de identidade com CPF e caderneta de vacinação para que as equipes analisem a situação vacinal conforme regularidade das doses anteriores e faixa etária (listagem abaixo). A nova vacina também pode ser recebida por pessoas que nunca tenham recebido qualquer dose contra o coronavírus. Após decretado o fim da pandemia por Covid-19, foi encerrado o protocolo de testagem em massa para a doença e deflagrada a mobilização pela vacina.

 

SEGUNDA DE TREINAMENTO DE EQUIPES

Manter a cobertura vacinal em dia é a forma mais eficiente de evitar formas graves de infecções respiratórias pelo coronavírus, sobretudo aos grupos considerados mais suscetíveis a estes quadros como pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades ou portadores de deficiências permanentes, crianças, gestantes e puérperas. A fim de atualizar protocolos técnicos de atendimento ao público, tendo em vista a nova versão da vacina monovalente, a Secretaria Municipal da Saúde fechará todas as salas de vacinas na tarde da próxima segunda-feira (03/06) para reunir vacinadores e enfermeiros responsáveis pelas unidades da rede e repassar as instruções. O treinamento acontecerá a partir das 13h30min no auditório da SMS, junto ao antigo Hospital da Liga.

 

PÚBLICOS E PERIODICIDADE DA IMUNIZAÇÃO

* Crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias – vacinação de rotina, conforme as doses anteriores

* Grupos Prioritários: a partir de 5 anos de idade

* Idosos 60+: duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses

* Gestantes: duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses

* Indígenas: uma dose anual

* Povos Ribeirinhos e Quilombolas: 1 dose anual

* Trabalhadores da Saúde: 1 dose anual

* Pessoas Imunocomprometidas: duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses

* Pessoas com comorbidades: 1 dose anual

* Pessoas em situação de rua: 1 dose anual

* Pessoas vivendo em instituições de longa permanência: duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses

* Pessoas vivendo em Residenciais Inclusivos (RI): 1 dose anual, assim como os trabalhadores dessas instituições também

* Pessoas privadas de liberdade (1 dose anual)

* Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas: 1 dose anual

Sair da versão mobile