15.4 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 25 fevereiro, 2021 - 07:12
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira registra calor de 40°C com sensação de 42°C

Calor extremo: Cachoeira do Sul registrou temperatura de 40°C, conforme mediu termômetro instalado na Rua 7 de Setembro / Foto: Milos Silveira

O calor desta sexta-feira (27) chegou a níveis extremos em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Em Cachoeira do Sul, o termômetro da Rádio Cachoeira FM, instalado ao ar livre, registrou 40°C às 16h, horário em que geralmente são registradas as temperaturas mais altas. No entanto, a sensação de abafamento chegou a 42°C na esquina das ruas 15 de Novembro e Andrade Neves. A mesma temperatura – de 40°C – foi registrada em termômetro de loja instalado na Rua 7 de Setembro, nas imediações da Câmara de Vereadores.

A tendência, segundo os meteorologistas, é de que o verão 2019/2020 seja de predominância das altas temperaturas no Sul do Brasil. Nesta temporada, as condições climáticas são consideradas normais, ou seja, não há influência de fenômenos como El Niño ou La Niña, que são marcados por oscilações nas temperaturas e na umidade do ar devido ao aquecimento ou resfriamento das águas do Oceano Pacífico.

Esta neutralidade afasta a formação de frentes frias. Além do calorão, o resultado de todas estas condições é a baixa umidade relativa do ar, que nesta sexta-feira ficou na casa dos 30% em Cachoeira do Sul. Para o corpo humano, o mínimo ideal é de 60%, ou seja, a umidade registrada nesta sexta-feira ficou na metade dos parâmetros considerados normais.

 

Leia também:

https://www.ocorreio.com.br/2019/12/estado-tera-dias-de-calor-extremo-na-ultima-semana-de-2019/

https://www.ocorreio.com.br/2019/12/calorao-vai-se-manter-com-pancadas-de-chuvas-na-regiao/

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região