Covid-19: em meio a uma nova alta no surgimento de casos da doença, boa parte dos pacientes é flagrada furando o isolamento domiciliar obrigatório / Foto: Divulgação
Uma explosão de novos casos de covid-19 voltou a ser registrada nesta terça-feira (26) em Cachoeira do Sul. Após 105 dias de números mais reduzidos de infecções, 31 novos casos da doença causada pelo novo coronavírus foram registrados entre os cachoeirenses, exatamente num momento em que as equipes de fiscalização da Prefeitura constatam que uma parcela considerável das pessoas contaminadas não está cumprindo o isolamento domiciliar obrigatório. O último dia que Cachoeira do Sul superou esse número foi 12 de julho, quando foram registrados 33 casos de covid no período de 24 horas.
Na semana entre 11 e 17 de outubro, 5,58% das pessoas visitadas não estavam em casa. Na semana entre 18 e 24 de outubro, 5,68% dos pacientes em isolamento domiciliar não se encontravam em quarentena.
O coordenador da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Edson das Neves Júnior, que lidera a equipe de agentes responsáveis pelas visitas, observa que houve dias em que todos os visitados estavam em casa. Agora, a realidade é outra. “No dia 17 de outubro (domingo), 12,04% dos visitados não estavam em casa”, lamentou Júnior. Desde 2 de junho, quando iniciou a ação, já foram feitas 7.169 visitas e 5.446 revisitas, somando 12.615 idas até residências de pessoas infectadas durante o período.
Para reforçar a atuação dos agentes, o prefeito José Otávio Germano autorizou a destinação de quatro veículos para ficarem à disposição da equipe para intensificar ainda mais as visitas e revisitas aos pacientes suspeitos, positivados e contactantes da Covid-19. Somente nesta terça-feira (26), o grupo possuía 117 residências para visitar, somando 649 pessoas (entre todos os moradores de uma mesma residência).
O prefeito José Otávio solicitou também agilidade da Secretaria da Saúde e Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) no sentido de punir quem descumpre as regras. “Não queremos uma nova crise causada pela pandemia em nossa cidade e não seremos complacentes com quem descumpre a lei. A pandemia não acabou. No cenário em que estamos, não há possibilidade de novas flexibilizações enquanto não houver melhora em nossos indicadores”, frisou o chefe do Executivo.
Descumprimento de isolamento
Processos julgados em 1ª instância (DVS) – 45 (Penalidade: advertência)
Processos aguardando recurso em 1ª instância (DVS) – 72
Processo com penalidade de multa (R$ 2 mil) aguardando recurso – 24
Processo com penalidade de multa (R$ 2 mil) aguardando julgamento de 2ª instância (secretário da Saúde) – 40
Autos devolvidos pelo Correio (endereço não encontrado/mudança de endereço ou correspondência não retirada na agência) – 38