Município vai definir uma nova data. Foto: Divulgação.
Cachoeira do Sul não realizará neste sábado (6) o Dia D da vacinação contra a gripe, uma iniciativa nacional com o objetivo de chamar atenção para a 25ª Campanha Nacional em vigor desde o dia 10 de abril. Nesta quinta-feira (4) pela manhã a informação era de que, em função do corte das horas extras, a Secretaria da Saúde não teria como realizar o Dia D.
No entanto, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria, o Ministério da Saúde faculta aos municípios definirem sua data para o Dia D da vacinação. Desta forma, uma nova data deverá ser marcada e, além disso, de acordo com a pasta “nunca houve negativa formal de horas pelo governo especificamente para essa atividade”. Outra questão é que a Secretaria de Saúde está como novo titular. Marcelo Figueiró que ocupava o cargo voltou para a Câmara de Vereadores e no seu lugar assumiu o diretor, Milton Kelling.
ATENÇÃO
A vacinação contra a gripe acontece normalmente nas unidades sanitárias do município. Nesta etapa inicial, a imunização atinge todos os grupos prioritários, ou seja, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e seis anos de idade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.
De acordo com estimativa do Governo Estadual, os públicos elencados como preferenciais representam 95% da meta prevista para a ação. A campanha, que deve seguir até 31 deste mês, tem como público-alvo 41.667 residentes na cidade.
IMPORTANTE
O imunizante está disponível em todas as salas de vacinasda rede municipal de saúde.
PONTOS DE VACINAÇÃO DA GRIPE
Locais: EAP Central (prédio do INSS) e EAP Centro Social Urbano, ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá, ESF Marina e ESF Ponche Verde.
Horário das salas de vacinação: 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min
GRUPOS PRIORITÁRIOS
* Idosos de 60 anos de idade ou mais;
* Crianças entre 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
* Trabalhadores da saúde (serviços públicos e privados);
* Gestantes e puérperas;
* Professores do ensino básico e superior;
* Povos indígenas (a partir dos 6 meses de idade);
* Profissionais das forças de segurança e salvamento;
* Profissionais das forças armadas;
* Pessoas com doenças crônicas ou com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos;
* Trabalhadores portuários;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.