O novo sistema de placas que está implantado em todo o Estado, no padrão Mercosul, não funciona em Cachoeira do Sul, porque as três empresas que buscaram o credenciamento ainda não receberam o sinal verde do Detran RS com a aprovação do Denatran. Na prática, significa que se alguém necessita transferir um veículo ou adquiriu um novo, tem que comprar a placa em Candelária, município mais próximo onde já existem empresas autorizadas.
Além disso, o preço é considerado salgado. Uma placa do Mercosul custa em média R$ 250,00, quase o dobro das antigas. Por enquanto, não existem estimativas de quando as empresas cachoeirenses estarão com a permissão para emitir as novas placas.
Em razão da implementação das placas padrão Mercosul, os Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) não atenderam ao público na segunda-feira (17). O sistema de emplacamento está sendo atualizado em todo o Rio Grande do Sul e testes foram feitos ao longo do dia para que nesta terça-feira (18) o novo sistema entrasse em vigor.
ATENÇÃO
Durante as adequações, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) fez todo o processo de emplacamento de um HB20 de Porto Alegre, que trocou de dono. Este foi o primeiro carro emplacado no RS no padrão Mercosul.
A utilização do equipamento passa a ser obrigatória em zero-quilômetro e nos casos em que seja necessária a trocar da placa, como quando o equipamento é roubado, furtado, perdido ou avariado. Também em casos de transferência de dono ou município. Os demais veículos não têm data-limite para adaptação e podem circular normalmente.