Cachoeira do Sul alcançou neste sábado um número importante no processo de vacinação contra a covid-19. Na nova etapa da campanha, que recebeu pessoas com 61 anos ou mais, foram vacinadas 1.697 pessoas. Isto significa que cidade atingiu o total de 20.982 vacinados, em primeira dose, desde o início da campanha de imunização num universo de 84 mil habitantes. Portanto, mais de 25% da população, ou seja, um quarto do número de habitantes já possui um nível de proteção contra o coronavírus.
ATENÇÃO
Neste sábado, a vacinação ocorreu entre 7h e 14h, no drive thru na Fenarroz, e nas unidades básicas de saúde 1, UBS 4 e UBS 14, que se localizam, respectivamente, no antigo INSS, no Centro Social Urbano e no Bairro Marina.
CACHOEIRA AVANÇA
Conforme o secretário de Saúde, Marcelo Figueiró, é preciso comemorar números tão expressivos, que a cidade com um dos maiores índices vacinais do Estado. “Para se ter uma ideia, temos o dobro de vacinados que o Brasil, que recém atingiu 12% da população”, afirmou.
Ele disse que em relação ao Estado que tem 16% de vacinados, Cachoeira possui quase 10% de vacinados a mais. “São números que conquistamos após estabelecer a diretriz ‘Lugar de vacina é no braço da população’. Com esta orientação aumentamos os números de locais para vacinação, realizamos expedições ao interior, para vacinar a população do campo, e estamos buscando inclusive os acamados em casa”, salientou. Para Figueiró, as estratégias estão dando certo.
SEGUNDA DOSE É FUNDAMENTAL
No entendimento do secretário, mesmo com número positivo, a guerra contra a Covid-19 não está ganha. “Precisamos que todos que fizeram a primeira dose retornem para receber a segunda dose”, salientou, acrescentando que apenas a partir disto a imunização estará completa, pois hoje são 6% da população de Cachoeira que está vacinada em segunda dose.