10.5 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 12 maio, 2021 - 21:38
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira já tem 4.769 idosos que tomaram a segunda dose

 

A falta da coronaVac em todo o país agravou ainda mais a situação. Foto: Divulgação

Em Cachoeira do Sul 4.769 pessoas não foram imunizadas com a segunda dose da vacina contra a covid-19, conforme levantamento divulgado na manhã desta terça-feira (27) pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Na semana passada, eram 1.413. Na relação dos motivos, estão desistência e o fato de que os estados não poderem armazenar vacinas.

Tem outro fator que nesta semana agravou ainda mais o percentual de ausentes: a falta de recomposição da vacina CoronaVac o que deixou muita gente sem vacina. “É preocupante”, diz o coordenador da 8ª CRS, Júlio Lopes, acrescentando que o Ministério da Saúde exigiu que não houvesse armazenamento de vacinas. Ele disse que semanalmente, a 8ª CRS divulga o quadro geral de vacinas no município.

ATENÇÃO

Diante da falta da CoronaVac em todo o país, o Ministério da Saúde, o Ministério da Saúde divulgou comunicado enfatizando que a segunda dose do imunizante deve ser aplicada mesmo nos casos em que houver atraso no esquema vacinal.

De acordo com a pasta, ações estão sendo viabilizadas em apoio aos estados, de forma a promover a garantia da compensação e o fechamento dos esquemas (de duas doses) dos grupos prioritários iniciados, com as novas remessas a serem recebidas na primeira quinzena de maio.

IMPORTANTE

No Rio Grande do Sul, a falta de imunizantes especificamente para a segunda aplicação é estimada em 263,8 mil doses. O cálculo foi feito pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), após diversos municípios gaúchos começarem a anunciar a paralisação da aplicação da segunda dose por falta de imunizantes.

NOTA DA SAÚDE

“Por oportuno, informa-se ainda que é improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas covid-19 ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal. No entanto, atrasos em relação ao intervalo máximo recomendado para cada vacina (4 semanas – Sinovac/Butantan) devem ser evitados uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose. Observa-se que, ainda que ocorram atrasos no esquema vacinal, O MESMO DEVERÁ SER COMPLETADO com a administração da segunda dose o mais rápido possível”, afirmou a pasta em comunicado divulgado na noite desta segunda-feira (26).

APLICAÇÃO

A aplicação da vacina em Cachoeira está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a pasta os números atualizados até a manhã desta terça-feira (27) são os seguintes:

– 22.039 primeira dose
– 9.578 segunda dose

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região