Cachoeira inicia vacinação bivalente contra a Covid para idosos

Por
Cachoeira inicia vacinação bivalente contra a Covid para idosos
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
22 de fevereiro de 2023 - vacinabivalente

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou, nesta quarta-feira, a vacinação bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade, os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos a partir dos 12 anos. Ao contrário do que havia previsto inicialmente, a SMS concentrou a aplicação do imunizante bivalente nos três maiores postos de saúde da cidade – EAP Central, EAP Marina e EAP Centro Social Urbano – tendo em vista o volume de doses repassado pelo Governo do Estado. A primeira fase da imunização, que foi atualizada para as novas cepas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron, teve lançamento no último dia 15, com a vacinação daspessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs).

Para receber essa dose, é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. O Ministério da Saúde planejou a vacinação em fases, sendo que nelas foram estabelecidos os grupos prioritários à imunização. Ficam para a segunda etapa, prevista para março, os idosos compreendidos na faixa entre 60 e 69 anos de idade.

ESQUEMA DA IMUNIZAÇÃO BIVALENTE

Estarão aptos ao recebimento do imunizante bivalente todos os usuários do SUS que tiverem em dia com o esquema primário da vacinação contra Covid-19, ou seja, as duas primeiras doses (ou dose única) das vacinas monovalentes, disponibilizadas até então. Nestes casos, bastará procurar a dose atualizada na rede pública, respeitando o intervalo de quatro meses da última aplicação. Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. Concluído o processo, a bivalente precisará do intervalo de quatro meses para a aplicação.

VACINAÇÃO E PÚBLICOS

Primeira fase: residentes em instituições de longa permanência para idosos, pessoas com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade, os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos a partir dos 12 anos

Locais: EAP Central (prédio do INSS), EAP Marina e EAP Centro Social Urbano
Horário das salas de vacinação: 7h15 às 11h45 e das 13 horas às 15h30