A primeira cooperativa escola da área de abrangência da Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Leste RS foi fundada na noite da última sexta-feira, 20 de dezembro. Durante assembleia de fundação, a Cooperativa de Jovens da Escola Técnica em Agropecuária Ltda. (Coojetec), com sede na Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, na localidade de Três Vendas, interior de Cachoeira do Sul, elegeu como presidente o estudante Jardel Lopes de Vargas, além dos demais membros da diretoria e Conselhos de Administração e Fiscal.
A assembleia de fundação – que iniciou com a execução dos Hinos Nacional e Rio-Grandense e encerrou com um coquetel de confraternização – foi prestigiada por estudantes, pais, professores, pelo presidente da Sicredi Centro Leste, Paulo Alex Falcão, além de autoridades, entre elas, o procurador jurídico da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, Manoel Ghiringhelli Félix, e a coordenadora interina da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, Elaine Dalcin.
Inicialmente, são 20 alunos envolvidos associados à nova cooperativa, cujo objeto de aprendizagem será assistência técnica a produtores rurais. A cooperativa escola tem os mesmos objetivos e desenvolvimento de uma cooperativa escolar, porém a primeira se diferencia por ser necessariamente desenvolvida e fundada em Escolas Técnicas Agrícolas, possuir CNPJ e estar apta a comercializar os objetos de aprendizagem fora do ambiente escolar. “Estamos muito felizes e otimistas com este novo modelo de aprendizagem dentro do sistema cooperativista. A Sicredi Centro Leste se orgulha de participar deste momento”, destacou Falcão.
Incentivo
Nos últimos quatro anos, a Sicredi Centro Leste vem estimulando a criação de cooperativas escolares na sua base de atuação. As primeiras cooperativas escolares foram fundadas em 2016, Coopemar, do Colégio Marista Roque (Cachoeira do Sul), e em 2017, Cooperpio, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pio XII (Charqueadas). Atualmente, são cinco cooperativas escolares em atividades, reunindo cerca de 130 alunos. Três delas – Cooperbarão, do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco (Cachoeira do Sul), Coopertotem, do Colégio Totem (Cachoeira do Sul), e Cooperfilho, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Salgado Filho (São Jerônimo) – foram criadas em 2019.
Fazem parte dos objetos de aprendizagem, carrapinhas de amendoim e de nozes, marcador de livro e ímã de geladeira (diversos objetos feitos com materiais recicláveis), sabonete líquido e gibi (revista em quadrinhos), rapadura e docinhos gourmet.