20 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 12 abril, 2021 - 01:02
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira formaliza interesse em comprar vacina contra Covid

Dos 497 municípios gaúchos, 20 até agora manifestaram interesse oficialmente no consórcio para a compra de vacinas contra a Covid-19 organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Um deles é Cachoeira do Sul. No Brasil, são 460 prefeituras interessadas. A lista atualizada divulgada por volta das 17h desta terça-feira (2) traz interesse – além de Cachoeira do Sul – de Canoas, Pelotas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo, Cachoeirinha, Bagé, Esteio, Vacaria, Nova Esperança do Sul, Rio Grande, São Francisco de Assis, Dom Pedrito, Uruguaiana, Igrejinha, Estrela Velha, Rolador, Pinheiro Machado e Torres.

A ideia do consórcio é adquirir vacinas ainda não compradas pelo Ministério da Saúde. Portanto, a Prefeitura de Cachoeira do Sul não comprará as vacinas de Oxford, do Butantan e da Covaxin.

A Pfizer, a União Química – que fabricará as doses da vacina russa – e a Janssen serão procuradas para fornecer os imunizantes ao consórcio. Nesse modelo de contrato, o comprador tem maior poder de negociação, já que serão adquiridas quantidade muito grande de vacinas. O imunizante da Pfizer foi o único que já recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não foi comprado porque o governo federal considerou as cláusulas contratuais abusivas.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região