A Prefeitura de Cachoeira do Sul apresentou contestação à mudança de classificação de bandeira amarela para laranja dos municípios que integram a região. No entanto, nesta segunda-feira (22), o Governo do Estado informa que vai analisar os recursos que se referem àquelas regiões que passaram para bandeira vermelha.
A diretora da Procuradoria Jurídica de Cachoeira do Sul, Juliana Cruz Flores, disse que na tarde desta segunda o Governo do Estado poderá anunciar se acata ou rejeita o pedido de reconsideração, para que os 12 municípios da regional de Cachoeira, permaneçam na bandeira amarela. Para Juliana Flores, dificilmente o Estado vai acatar o recurso uma vez que não foram encontrados erros ou distorções nos dados avaliados e, já na semana passada, a região de Cachoeira por pouco não passou para a cor laranja.
Várias novas internações por Covid nos municípios de Caçapava e Encruzilhada do Sul pesaram para a reclassificação anunciada no último sábado. Em Caçapava, segundo a procuradora, houve uma morte suspeita de Covid. Já em Cachoeira do Sul um óbito foi confirmado, mas ainda sem o resultado positivo ou negativo. No Hospital de Caridade da cidade uma pessoa de 65 anos está internada necessitando de cuidados e outra de 60 anos está na UTI, na ala específica para Covid 19 que possui 10 leitos no total.
A Associação dos Municípios do Centro Serra endossou o recurso movido pela prefeitura de Cachoeira do Sul. A AMCSerra argumenta que o fato de não haver casos confirmados na microrregião Centro Serra deveria ser levada em conta pelo Estado para manter a bandeira laranja nestes municípios.