A Administração Municipal deflagra na segunda quinzena deste mês uma nova rodada dos mutirões contra a Dengue pelos bairros da cidade. Capitaneado pela Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal da Saúde que monitora e combate arboviroses como a dengue, chikungunya e zika vírus – todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – o esforço será intersecretarial, mobilizando recursos humanos e materiais de demais pastas chamadas a reforçarem a campanha pela prevenção da doença.
Estarão apoiando a frente de trabalho as secretarias de Obras, Meio Ambiente e a Defesa Civil. Segundo o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Luís Carlos Adorne, serão 24 agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde mobilizados para as tarefas de vistoria às residências e estabelecimentos comerciais das regiões anunciadas e de transmissão de orientações aos ocupantes destes imóveis.
Nos mesmos moldes dos mutirões já realizados pela Saúde a partir do segundo semestre de 2022, os servidores municipais vão ingressar nos domicílios à procura de focos do mosquito e esclarecer os contribuintes acerca de providências a serem adotadas em seus espaços para evitar a contaminação pelo vírus. Nos locais onde ficar evidente a necessidade de limpeza e descarte de materiais acumulados, os moradores serão orientados a colocarem os entulhos em frente às propriedades para recolhimento por parte do caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Naqueles endereços onde forem detectados focos, as equipes farão o agendamento para pulverização do produto que elimina as larvas e insetos, trabalho que é desenvolvido à tardinha e à noite, períodos nos quais a circulação dos mosquitos acontece”, acrescenta o coordenador do DVS.
ZONA NORTE
Embora a evolução da dengue tenha sido considerável no Rio Grande do Sul e tenha alcançado índices preocupantes em outros estados do país, no município a situação é considerada controlada pela Vigilância Epidemiológica. No último boletim oficial, emitido pelo DVS na última segunda-feira (05/02), são apenas dois casos de dengue confirmados este ano em Cachoeira do Sul (um no Bairro Soares e outro contaminado no Paraná), dois casos sob suspeita e um já descartado. Nesta primeira rodada, estão programados mutirões na zona norte da cidade, começando no dia 22 de fevereiro, das 8h às 12h, no Bairro Promorar, com concentração das equipes antes do horário de início na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da localidade. A campanha preventiva seguirá com ações semanais pelos bairros Oliveira (dias 29/02 e 07/03) e Noêmia (14/03).
AGENDA DOS MUTIRÕES
8 horas às 12 horas
22/02 – Bairro Promorar
29/02 – Bairro Oliveira
07/03 – Bairro Oliveira
14/03 – Bairro Noêmia