20.2 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 13 maio, 2021 - 16:21
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira do Sul terá Centro de Triagem do Coronavírus

 

Reunião oficializou o Centro de Triagem Municipal. Fotos: Divulgação

Uma reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (19), na Prefeitura, definiu a instalação de um Centro de Triagem contra o coronavírus em Cachoeira do Sul. O local será a área externa do pátio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na zona norte da cidade. Do encontro, participaram integrantes do Comitê Municipal de Emergência do município.

O Centro de Triagem terá inicialmente duas barracas, que serão instaladas na próxima segunda-feira (23) pelo 13º Grupo de Artilharia de Campanha, conforme comandante da unidade,  tenente-coronel Oliveira Alves. Para o funcionamento do Centro, a Prefeitura terá que contratar emergencialmente equipe médica e de atendentes. A solicitação será feita nesta quinta-feira à Câmara de Vereadores e, segundo o presidente do Legislativo, Azevedo da Susepe, se for preciso os vereadores serão chamados para uma reunião extraordinária no final de semana.

Para o Centro de Triagem serão encaminhadas todas as pessoas que se apresentarem com problemas respiratórios. No local, a equipe fará a avaliação. Ficou definido que poderão ser tomadas duas medidas: se não for constatada gravidade, a pessoa será encaminhada sob observação para sua residência. No entanto, casos que chamem atenção serão conduzidos para Hospital de Caridade e Beneficência (HCB).

O superintendente do HCB, Luciano Morschel, revelou que a instituição já traçou seu cronograma. “Teremos uma entrada destinada para os casos encaminhados pelo Centro de Triagem e também uma ala reservada para isolamento”, afirmou, acrescentando que o Centro de Triagem evitará que as unidades sanitárias, UPA e HCB sejam procuradas por pessoas com sintomas gripais. “Trata-se de uma prevenção e também estará se evitando o trânsito em locais onde há outras pessoas trabalhando ou em atendimento médico”, esclareceu.

 

ATENÇÃO

Do encontro, participaram o prefeito Sergio Ghignatti, secretários, representantes do Exército, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, além de servidores municipais ligados à área da saúde.

IMPORTANTE
Cachoeira do Sul tem quatro casos suspeitos do coronavírus, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Eram sete, mas três foram descartados.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região