A Secretaria Municipal da Saúde (SMS/DVS) – com sua equipe de agentes de combate a endemias (ACEs) – desenvolverá a ação denominada “Levantamento rápido de índices para Aedes Aegypti (LIRAa)”, na próxima semana, de 23 a 30 desse mês.
O objetivo é identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam intensificar as ações nos locais com maior presença do transmissor da dengue e de outras doenças como febre amarela, febre Chikungunya e Zika Vírus.
A ação requer planejamento prévio e segue orientações do Ministério da Saúde (MS). A área urbana do município é dividida em estratos e são sorteados quarteirões, pelo sistema informatizado disponibilizado pelo MS. Dentro dos quarteirões, a amostragem se faz através da visita em 20% dos imóveis.
Conforme a bióloga da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rosinele Fontoura Perez, a Dengue é uma preocupação da secretaria e pode ser evitada através de medidas simples, adotadas pela população, no cotidiano. “É fundamental que a população perceba o risco de contrair a doença, pois isso modifica o comportamento”, enfatiza.