A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através das secretarias municipais de Educação, Saúde e Inclusão Social, está retomando o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), uma política pública do Governo Federal para a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância.
O PIM tem por objetivo apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os 6 anos de idade. Suas ações buscam fortalecer as competências familiares nas funções de cuidado, proteção e educação da criança, fomentar o acesso à atenção básica em saúde, à proteção social básica e à educação e promover o desenvolvimento integral na primeira infância.
Em Cachoeira do Sul, a Prefeitura criou um Grupo Técnico Municipal (GTM) com profissionais das três secretarias – SMEd, Saúde e SMIS – que está construindo o Plano de Ação para estruturar o trabalho relacionado ao PIM. O Plano será apresentado no dia 31 de agosto à facilitadora Fátima de Barros Plein, da Secretaria Estadual da Saúde.
Uma parte do grupo foi recebida pela vice-prefeita Angela Schuh, na última semana, para tratar sobre o PIM.
A previsão de retomada da estratégia é para 2024. O Município tem em seu quadro quatro visitadoras do PIM concursadas para a função. Elas devem passar por formação/atualização nos próximos meses.
Visitas – As visitas domiciliares são realizadas semanalmente nos territórios definidos pelo GTM. Além disso, são previstas atividades coletivas. Para a definição dos territórios, foi levado em conta, principalmente, o número de famílias em vulnerabilidade social e também as comunidades em que não há cobertura de agentes comunitários de saúde.
Territórios – Os três territórios cachoeirenses definidos pelo GTM são compostos pelos bairros Habitar Brasil e Promorar; Tibiriçá; Xangrilá, Augusta, Primavera, Vila Nova e Mauá.