Cachoeira do Sul recebe Selo Ouro de Município Amigo da Vacina

Por
Cachoeira do Sul recebe Selo Ouro de Município Amigo da Vacina
CACHOEIRA DO SUL
5 de dezembro de 2024 - Crédito: Ass. Com.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul premiou nesta quinta-feira (5), em Porto Alegre, os municípios gaúchos que atingiram as metas de coberturas vacinais em três vacinas do calendário básico – a pentavalemte, a tríplice viral e a HPV.

O Selo Município Amigo da Vacina é uma iniciativa da Secretaria da Saúde, em parceria com o Ministério Público Estadual, e busca valorizar as estratégias de imunização.

A cerimônia teve a participação do governador Eduardo Leite e da secretária Arita Bergmann.

A prefeita Angela Schuh recebeu o Selo Ouro em nome da 8a Coordenadoria Regional de Saúde.

Para receberem o selo, os municípios foram classificados em três categorias, levando em conta a cobertura vacinal registrada em 2023, o tipo de vacina e suas respectivas faixas etárias. São elas:
• Categoria Baby: Vacina Pentavalente – cobertura maior ou igual a 95% para (terceira dose para menores de 1 ano de idade)
• Categoria Dente de Leite: Vacina Tríplice Viral – cobertura maior ou igual a 95% para (primeira dose para crianças de 1 ano de idade)
• Categoria Teens: HPV – cobertura maior ou igual a 80% para adolescentes e pré-adolescentes de 9 a 14 anos (uma dose)
Os selos também foram divididos, conforme número de categorias com o índice obtido, em Ouro (três categorias atingidas), Prata (duas categorias atingidas) e Bronze (uma categoria atingida).

Prefeita Angela com Mariana Bortolaso (enfermeira e coordenadora das imunizações), Ritiele Morais e Viviane Maciel da Rosa (técnicas e imunizadoras) / Crédito: Ass. Com.

Prefeita Angela com Mariana Bortolaso (enfermeira e coordenadora das imunizações), Ritiele Morais e Viviane Maciel da Rosa (técnicas e imunizadoras) / Crédito: Ass. Com.

Imuniza Escola – Na oportunidade também foram premiados pelo projeto Te Vacina RS – Imuniza Escola os municípios que alcançaram entre janeiro e outubro deste ano os maiores índices de vacinação contra o HPV, na faixa etária de nove a 14 anos. O prêmio consiste no repasse de recursos que variam de R$ 40 mil a R$ 100 mil para as cidades que obtiveram as coberturas mais altas, sendo premiados o 1º e 2º lugar de cada uma das cinco categorias conforme população.

Os municípios contemplados poderão utilizar o recurso na Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde (APS), em ações como qualificação da rede de frio municipal, modernização das salas de vacina, ações extramuros relacionadas a vacinação, elaboração de material educativo com a temática de imunizações entre outras ações.