Luciana Jost Radtke
Programa abriu o ano letivo com integração, apresentação das atividades e homenagens às escolas
A primeira reunião pedagógica de abertura do ano letivo 2026 foi realizada nesta sexta-feira (20), em Sobradinho, reunindo professores de 11 escolas de Sobradinho, Arroio do Tigre, Lagoa Bonita do Sul, Salto do Jacuí e Tunas. A agenda prevê reunião em Cachoeira do Sul no dia 12 de março (confira agenda completa mais abaixo).
O coordenador-geral do Verde é Vida, Adalberto Huve, abriu a reunião pedagógica dando as boas-vindas aos participantes e reforçando o compromisso da Afubra com a continuidade do programa em 2026. Em sua fala, ele agradeceu a presença de professores e representantes das escolas, destacando o clima de integração que marca o início de cada ano letivo e a importância da parceria construída ao longo do tempo. “Em nome da nossa Afubra queremos agradecer a presença de cada um de vocês e a forma como essa caminhada recomeça, sempre com integração e com o mesmo espírito de parceria”, afirmou.
Huve reconheceu os desafios enfrentados no contexto educacional e também as demandas de manter um programa de grande alcance, mas ressaltou a motivação da equipe em dar seguimento às atividades ao lado das escolas. Segundo ele, o Verde é Vida mantém o mesmo cuidado e respeito por todas as instituições, independentemente do tamanho ou da localização. Ao final, reforçou o papel dos educadores como formadores de opinião e disse que a entidade seguirá investindo no programa. “O Verde é Vida é um braço da Afubra — um braço forte, com muito carinho. Enquanto tivermos o apoio de vocês, podem ter certeza: quem estiver no comando da entidade vai manter a mesma ideia, a mesma direção, e seguir fortalecendo esse trabalho”.
Durante o encontro, o coordenador pedagógico do Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, apresentou as atividades previstas para o ano e conduziu a entrega dos materiais de 2026, em um momento que ganha significado especial: o programa completará, em 8 de agosto, 35 anos de atuação ininterrupta. O tema que norteará as ações em 2026 foi anunciado: Desenvolvimento Sustentável: Agir Localmente, Pensar Globalmente. Como parte do lançamento, as escolas receberam um brinde simbólico e educativo — uma sacola de lixo para carro (LixoCar) — com o objetivo de incentivar práticas cotidianas de cuidado ambiental e responsabilidade individual.
Outro destaque foi a entrega de cartões-presente às escolas que se sobressaíram em iniciativas ambientais, incluindo a Bolsa de Sementes, a participação no Programa de Coleta de Óleo Saturado, além do reconhecimento a Grupos Ambientais e Escolas Destaque. Os cartões-presente podem ser trocadom por mercadores nas lojas da Agro-Comercial Afubra.
BOLSA DE SEMENTES – Em 2025, 76 escolas de 38 municípios dos três estados do Sul do Brasil coletaram 778,95 quilos de sementes nativas para o Programa Bolsa de Sementes, do Verde é Vida. Destes, 181,8 quilos foram coletados por quatro escolas pertencentes à Região de Atuação Sobradinho e Arroio do Tigre. Estas quatro escolas, inclusive, integram o ranking das 10 escolas que mais se destacaram na coleta de sementes, em 2025:
Emef Ervino Konrad, de Arroio do Tigre — 112,2 quilos – R$ 7.228,00 (1º lugar)
Emef Jovino Ferreira Fiuza, de Arroio do Tigre — 38,8 quilos – R$ 1.550,00 (5º lugar)
Emef João Gonçalves Vieira, de Salto do Jacuí — 10 quilos – R$ 1.278,00 (6º lugar)
Emef Casemiro de Abreu, de Tunas — 20,8 quilos – R$ 1.138,00 (7º lugar)
GRUPOS AMBIENTAIS – Os Grupos Ambientais (GAs) do Verde é Vida são equipes organizadas de estudantes que representam os colegas dentro da escola e assumem um papel ativo na melhoria do ambiente escolar e da comunidade. Criados para fortalecer a consciência ecológica e a cidadania, eles incentivam o protagonismo juvenil por meio de projetos que estimulam o cuidado com o meio ambiente, a preservação dos recursos naturais e atitudes responsáveis no dia a dia. Na RA Sobradinho e Arroio do Tigre, sete grupos se destacaram e foram premiados com cartões-presente no valor de R$ 200,00, cada.
ESCOLA DESTAQUE – Na RA Sobradinho e Arroio do Tigre, 11 escolas se destacaram em 2025, realizando as atividades propostas pelo Verde é Vida. Cada uma recebeu um cartão-presente no valor de R$ 200,00. Porém, a Emef Jacob Rech II, de Arroio do Tigre, recebeu mais um cartão de R$ 1.000,00 por ter sido uma das 10 escolas parceiras, dos três estados do Sul do Brasil, com o melhor projeto apresentado durante o ano de 2025.
SAIBA MAIS – O Verde é Vida é o programa de educação socioambiental e rural da Associação dos Fumicultores do Brasil. Desenvolvendo diversas atividades, o programa completa, no dia 8 de agosto de 2026, 35 anos de atividades ininterruptas com escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
AGENDA DAS REUNIÕES:
24/02 – RA Santa Cruz do Sul
25/02 – RA Venâncio Aires
26/02 – RA São Lourenço do Sul e Canguçu
27/02 – RA Camaquã
03/03 – RA Rio Negro e Mafra
04/03 – RA Imbituva e Irati
05/03 – RA Herval d’Oeste
06/03 – RA São Miguel do Oeste
10/03 – RA Rio do Sul e Ituporanga
11/03 – RA Araranguá
12/03 – RA Cachoeira do Sul, Candelária e Agudo
This website uses cookies.