
Ação integra Programa Inverno Gaúcho com Saúde de enfrentamento dos vírus respiratórios
A Secretaria da Saúde (SES) realizou o repasse de R$ 7,5 milhões aos 497 municípios gaúchos para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS). Para Cachoeira do Sul, o montante somou R$ 30 mil. O investimento integra o Programa Inverno Gaúcho com Saúde 2026 e tem como foco ampliar a capacidade de resposta da rede de saúde durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.
“Antecipamos os repasses do programa Inverno Gaúcho para o mês de abril justamente para que os municípios tenham tempo de se organizar e dar uma resposta eficiente diante dos agravos comuns desta época do ano. Além desse recurso liberado hoje para as unidades básicas, que são a porta de entrada do sistema, iremos investir nos prontos atendimentos, na criação de leitos e ainda na implementação do serviço de teleUTI pediátrica, qualificando médicos para que orientem o manejo das crianças doentes e avaliem a necessidade de transferências”
secretária de Saúde, Lisiane Fagundes
Os recursos liberados pela SES nesta sexta-feira poderão ser utilizados em ações como ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), abertura nos finais de semana, contratação de profissionais, reforço de insumos e desenvolvimento de ações extramuros, como busca ativa da população não vacinada.
“Ao qualificar a Atenção Primária em Saúde, garantimos maior capacidade de resposta dos serviços. Investir na APS é investir na prevenção, na redução de complicações e internações e na promoção de um cuidado mais próximo e resolutivo para toda a população”
coordenadora da Atenção Primária da SES, Janilce Dorneles de Quadros
Conforme a portaria que autorizou os repasses, os valores devem ser aplicados na intensificação das ações das equipes de Atenção Primária, com ênfase nas estratégias de imunização. Entre as possibilidades estão a implementação do acolhimento com classificação de risco, a ampliação do quadro de recursos humanos, a educação permanente dos profissionais sobre protocolos de manejo clínico e a garantia da oferta de medicamentos específicos.
O recurso também contempla o fortalecimento da estratégia de prevenção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), incluindo a vacinação de gestantes e a imunização passiva com nirsevimabe, priorizando crianças prematuras e/ou com comorbidades, conforme os protocolos vigentes.
Distribuição dos recursos
A distribuição dos valores considerou o porte populacional de cada município:
Até 10 mil habitantes: R$ 10 mil (335 municípios – R$ 3,35 milhões)
De 10.001 a 50 mil habitantes: R$ 15 mil (119 municípios – R$ 1,785 milhão)
De 50.001 a 100 mil habitantes: R$ 30 mil (24 municípios – R$ 720 mil)
De 100.001 a 250 mil habitantes: R$ 60 mil (13 municípios – R$ 780 mil)
De 250.001 a 500 mil habitantes: R$ 120 mil (5 municípios – R$ 600 mil)
Mais de 500 mil habitantes: R$ 250 mil (1 município)
Ao todo, o repasse soma R$ 7,4 milhões, beneficiando todos os municípios do Estado.
Programa Inverno Gaúcho com Saúde
O Programa Inverno Gaúcho com Saúde reúne um conjunto de ações e investimentos do governo do Estado para preparar a rede de atenção à saúde para o período de maior demanda por internações, especialmente em razão das síndromes respiratórias. O programa conta com orçamento total de R$ 100 milhões.
Entre as principais medidas está a criação de 1.478 novos leitos para o enfrentamento do aumento de casos durante o outono e o inverno. Desse total, 1.014 leitos são clínicos (236 pediátricos e 778 adultos) e 464 são de terapia intensiva (338 adultos e 126 pediátricos). A expectativa é que 40% desses leitos sejam abertos entre os meses de abril e maio, ampliando a capacidade assistencial da rede estadual de saúde.