Cachoeira do Sul realiza 12ª Conferência de Saúde

Cachoeira do Sul, · --°C

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul, realizará nos próximos dias 18 e 19, a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento terá como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”. A conferência deve reunir usuários do sistema de saúde, trabalhadores da área, gestores públicos e representantes da sociedade para avaliar a realidade local da saúde pública, debater desafios e propor ações voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação terá início às 18h30 do dia 18, no auditório do Sicredi, com a cerimônia de abertura e a leitura do regimento. Em seguida, serão realizadas palestras sobre quatro eixos temáticos: democracia, saúde como direito e soberania nacional; financiamento do SUS; desafios relacionados à defesa da vida, emergências climáticas e justiça socioambiental; e modelos de atenção e gestão com foco no cuidado integral.

No dia 19, as atividades seguirão na sede do Sindisaúde, no Bairro Santo Antônio. A programação contará com debates em grupos, apresentação e aprovação de propostas, além da eleição dos delegados que representarão o Município na etapa estadual.

As propostas aprovadas durante a conferência serão encaminhadas à 10ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para 2027. As etapas municipais e estaduais integram o processo preparatório para a 18ª Conferência Nacional de Saúde, que contribuirá para a elaboração do Plano Nacional de Saúde 2027-2030.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.

Rolar para cima