Uma reunião entre a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher de Cachoeira do Sul e o Grupo Maturidade Ativa do Sesc iniciou as atividades alusivas ao Agosto Lilás, campanha instituída por lei para enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha (1.340/2006) que completa 16 anos.
O assistente social, Dudu Silva, do Sesc, e a coordenadora Elisandra Martins, abordaram o tema com o grupo, trazendo exemplos em que se aplica a lei e quais órgãos denunciar. Em referência à lei, o Senado trouxe para este ano o tema “Um instrumento de luta por uma vida livre de violência”. Além da atividade também damos andamento a iniciativa “Viva Maria”, com mostra de desenhos de algumas instituições da cidade.
Saiba mais
Quais são os tipos de violência doméstica:
– Violência física: Entendida como qualquer insulto que ofenda a integridade ou saúde corporal.
– Violência psicológica: Entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional, como humilhação, manipulação, perseguição, insulto, chantagem, violação da intimidade, ridicularização, etc.
– Violência sexual: Entendida como qualquer conduta que constranja, ou manter participação sexual não desejada, que impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que force à gravidez, ao aborto, ou prostituição, que anule o exercício dos direitos sexuais reprodutivos.
– Violência Patrimonial: Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens e direitos econômicos.
– Violência Moral: Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
– Crime de stalkear: é considerado crime quem persegue alguém repetidas vezes e por qualquer meio, digital ou físico, ameaçando sua integridade física ou psicológica.