20.1 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 30 novembro, 2020 - 20:39
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira do Sul está na final do Prêmio Gestor Público

 

A comissão julgadora do 18º Prêmio Gestor Público (PGP) definiu nesta terça-feira (22) os projetos vencedores deste ano. Cachoeira do Sul mais uma vez está na final da disputa com outras 34 cidades gaúchas. Estavam inscritos 150 projetos de 77 municípios. Os projetos e as respectivas premiações serão revelados no próximo dia 5 de novembro, durante cerimônia no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.

De Cachoeira do Sul estão inscritos três projetos: “Vem para o Zoo”, da Secretaria de Meio Ambiente, “Calçamento Comunitário”, da Secretaria de Obras e “Meio Ambiente – Direito de ter, dever de cuidar”, das secretarias de Educação e Meio Ambiente. Somente no momento da premiação serão revelados os projetos reconhecidos.

Neste ano, o Prêmio Gestor Público destaca o tema Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável. O PGP é uma iniciativa de responsabilidade social do Sindifisco-RS e da Afisvec, entidades representativas da categoria dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS.

Relação dos municípios com projetos premiados:

André da Rocha, Aratiba, Arroio do Meio, Barra do Rio Azul, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Candelária, Canoas, Chapada, Constantina, Cotiporã, Cristal, Erechim, Esteio, Farroupilha, Gentil, Guaporé, Igrejinha, Itatiba do Sul, Lajeado, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Vera Cruz, Protásio Alves, Restinga Seca, Sananduva, Santa Cecília Do Sul, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Vitória do Palmar, São Paulo das Missões, São Vendelino e Tupandi.

Comissão Julgadora:
Sindisfisco – Altemir Feltrin da Silva
Afisvec – Paulo Guaragna
Famurs – Marion Luiza Heinrich
Secretaria da Fazenda – Flávio Pompermayer
ARI – Antonio Goulart
Fecomércio – Leonardo Schreiner
Banrisul – Fabiano Batista
Assembleia Legislativa – Franciane Bayer
Ajuris – Karen Rick Danilevicz Bertoncello
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – André Luis Boeira Palácio

Projetos cachoeirenses que concorrem ao Prêmio Gestor Público de 2019

Vem para o Zoo – O Projeto foi criado com o objetivo de aumentar as visitações e dar maior visibilidade ao Jardim Botânico e Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul, criado em 1990. Desde 2017, o espaço passa por diversas reformas e melhorias. A revitalização, além de servir para melhor receber os visitantes, dá melhores condições aos animais expostos no local. Todos os animais do Zoológico são vítimas de algum tipo de maus tratos, acidente ou enfermidade, não podendo ser reintroduzido na natureza. Através da divulgação do Zoológico em diversas mídias e do envio de ofícios às escolas da região, busca-se atrair cachoeirenses e pessoas de outros municípios para o ponto turístico, fomentando a atividade turística e movimentando o comércio e os serviços da cidade. O trabalho já mostra resultados. Há poucos dias, uma turma de 150 alunos e professores de Candelária esteve visitando o zoológico. O passeio foi seguido de almoço e cinema no shopping da cidade.

Calçamento comunitário – O Projeto de Calçamento Comunitário teve início em 2018 e já beneficiou aproximadamente 1.040 pessoas. Para aderir ao Projeto, o munícipe entra em contato com a Secretaria de Planejamento para verificar se sua rua não está cadastrada em outro projeto de calçamento, como por emendas, PAC ou projeto social. Com a autorização da Secretaria do Planejamento, os vizinhos da quadra que será calçada se reúnem e realizam um cadastro. Na sequência é realizada uma reunião com os moradores para definir prazos, valores e cronograma da obra, que logo após começa a ser executada pelos servidores da Secretaria Municipal de Obras. No projeto, os serviços de drenagem, canalização e construção de bocas de lobo, além da construção da cancha e colocação do areião é de responsabilidade da Prefeitura. Já a compra da pedra e a contratação da equipe para assentá-las é por conta dos moradores.

Meio Ambiente – Direito de ter, dever de cuidar – O Projeto é desenvolvido desde 2017 pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, e realiza diversas atividades, ações e campanhas de educação ambiental, tendo como parceiros as Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária e de Administração, ULBRA, UFSM, UERGS, AFUBRA, EMATER, 3º Batalhão de Engenharia e Combate, Insul Telas, Floricultura do Alemão, Metal Box, HS Metalúrgica e Ferragem Horbach. Entre as ações propostas no Projeto estão atividades de formação em educação ambiental para os professores, o concurso fotográfico “O meio ambiente no meu ponto de vista”, pedalada ecológica, trilha ecológica do Rio Jacuí, campanha da coleta seletiva, entre outras. Diretamente, todos os alunos da rede municipal são atingidos pelo Projeto. De forma indireta, o Projeto impacta na comunidade cachoeirense, através das ações realizadas além do ambiente escolar.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região