A Vigilância Epidemiológia de Cachoeira do Sul atualizou o total de casos de Dengue em 2025. De acordo com a chefe do setor da Secretaria Municipal da Saúde, Andréa Corrêa Santos, os números são preocupantes, uma vez que devem aumentar entre os meses de abril e maio, conforme tendência nos registros da doença.
Para tratar do assunto, o programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 – desta sexta-feira (21), conversou com Andréa. Confira:
REGRA É ELIMINAR ÁGUA PARADA
A água parada é um ambiente ideal para a reprodução do mosquito da Dengue. Os ovos do Aedes aegypti eclodem em larvas, que se desenvolvem em mosquitos adultos. Para evitar a Dengue, é importante eliminar qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
SAIBA MAIS
Algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a água parada:
- Lavar com água e sabão os pratinhos de plantas, jarras, garrafas, potes, baldes, etc.
- Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada
- Manter bem tampados tonéis e barris de água
- Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana
- Lavar e trocar a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana
- Proteção adicional: usar vaporizadores elétricos e mosquiteiros, aplicar repelentes no corpo, fazer uso de telas em portas e janelas.
O ciclo de vida do mosquito
O tempo do ciclo de vida do mosquito vetor Aedes aegypti é de sete a dez dias e apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e mosquito adulto. Os ovos são colocados pelas fêmeas, em sua maioria, nas paredes dos recipientes que contém ou possam conter água, bem próximos da linha d’água. Então, o ciclo de vida do vetor depende da existência de depósitos, onde a fêmea possa colocar seus ovos, e de água, onde se desenvolvem as fases do ciclo de vida. Depois de serem banhados pela água, as larvas eclodem dos ovos e podem se desenvolver nesse meio aquático. Em seguida, as larvas passam para a outra fase do ciclo de vida, a pupa, ainda em meio aquático.
Ao fim do ciclo de vida, as pupas se transformam em mosquitos adultos. Na fase reprodutiva, os mosquitos adultos podem reiniciar o ciclo de vida.
Dúvidas e mais informações com DVS: (51) 99693-6298 (ligações e WhatsApp).