O Ranking de Competitividade dos Municípios foi divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro Brasileiro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria. Cachoeira do Sul figura na 19ª posição estadual. Já no levantamento em nível nacional, 270ª colocação.
A lista de principais potenciais do Município inclui acesso à Saúde, funcionamento da máquina pública, qualidade da Educação, telecomunicações, inovação e dinamismo econômico, capital humano e inserção econômica. Já os desafios apontados: qualidade da Saúde, Meio Ambiente, sustentabilidade fiscal, segurança, acesso à Educação e saneamento.
Os três primeiros municípios no ranking estadual são Porto Alegre (4º nacional), Lajeado (25º nacional) e Ijuí (34º nacional).
Repetindo o desempenho do ano passado, Florianópolis (SC) é capital brasileira que lidera a edição de 2024 do Ranking de Competividade dos Municípios, seguida de São Paulo (SP), Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Saiba mais
A apuração é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos (sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações) e três dimensões (economia, sociedade e instituições).
A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 411 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2021. Em conjunto, os 411 municípios em análise correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).