Cachoeira do Sul deve atingir 2 mil castrações de animais até fim de 2024

Por
Cachoeira do Sul deve atingir 2 mil castrações de animais até fim de 2024
CACHOEIRA DO SUL
9 de novembro de 2024 - Crédito: OC/Arte/Reprodução

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou um levantamento baseado em dados de janeiro de 2023 até o mês de outubro de 2024, mostrando que 1.925 castrações de cães e gatos foram realizadas no castramóvel e em clínica terceirizada contratada pela Prefeitura. Os procedimentos foram realizados em animais do Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra), em animais adotados em feiras e em outros de tutores cadastrados.

A castração de animais é uma estratégia que busca  diminuir a reprodução, prevenir doenças e aumentar a expectativa de vida de cães e gatos.

Números – Os meses de abril de 2023, abril de 2024 e agosto de 2024 foram os que o castramóvel contabiliza o maior número de castrações, com 86, 88 e 82 procedimentos realizados, respectivamente.

Até o final de 2024, a projeção da Secretaria de Meio Ambiente é superar 2 mil castrações.

Redução de animais do Cempra – O Meio Ambiente também comemora a redução do número de animais abrigados no Cempra, de 400 para 260.

Atualmente, o Cempra tem sob sua tutela cães e cavalos. Os gatos estão abrigados por uma ONG de proteção animal.

 

“A redução só foi possível através do trabalho em parceria com as Ongs e com as campanhas de adoção”

secretário municipal Alisson Boyink

 

A Secretaria Municipal também trabalha na construção de 20 novas baias para dar melhores condições de abrigamento aos cães do Cempra.

Das ruas para um lar – A filhote Anita foi encontrada por seus tutores no Chatodô, em setembro do ano passado. Depois da adoção, a família procurou a Secretaria de Meio Ambiente e fez o cadastro para a castração.

“Foi muito tranquilo, logo que a gente colocou o nome dela na lista, ela foi chamada. Foi muito rápido. Não deu duas semanas. O pessoal da clínica do Dr. Edson Salomão passou todas as informações para a gente, ela saiu super bem da cirurgia e também colocou com o chip de identificação”

tutora Natielly Rosa