CACHOEIRA DO SUL: DEFESA CIVIL EM ESTADO DE ALERTA

Por
CACHOEIRA DO SUL: DEFESA CIVIL EM ESTADO DE ALERTA
CACHOEIRA DO SUL
16 de junho de 2023 - Defesa1

Considerando os altos volumes pluviométricos e os avisos recebidos da Defesa Civil Estadual, Sala de Situação SEMA/RS e Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil está trabalhando em estado de atenção.

Mesmo ainda sem registro de danos, as equipes estão realizando vistorias principalmente nas áreas de risco já mapeadas no município pelo Serviço Geológico do Brasil para avaliar e monitorar possíveis pontos de inundação, enxurrada, solapamento de margem e deslocamento de massa.

Ao todo, são 11 áreas no perímetro urbano e duas no perímetro rural, além de margens de arroios que, com altos volumes de chuva, podem elevar seus níveis rapidamente causando a interrupção por colapso de pontes, bueiros e estradas vicinais.

Cachoeira do Sul vai manter o estado de atenção. O nível do Rio Jacuí chegou nesta manhã a 16,90 metros a montante e a 14,93 metros a jusante, estando a 1,1 metro abaixo do nível normal mas subindo em média 8,6 cm/h e deve ser considerando ainda a elevação dos níveis de afluentes a jusante de Cachoeira do Sul e os volumes junto a região metropolitana e litoral que podem influenciar no represamento de água no Delta do Guaíba.

POPULAÇÃO DEVE TER ATENÇÃO REDOBRADA – A Defesa Civil pede que a população esteja atenta a pontes e passarelas que estejam submersas ou que apresentem riscos, devendo buscar caminhos alternativos ainda que mais distantes. “Se sua casa estiver localizada próxima a margem de rios, arroios e sangas deve ser observada qualquer risco ou alteração no solo. Em caso de dúvida, deve-se evacuar imediatamente o imóvel, bem como evitar proximidade e permanecer ou ainda evitar estacionar veículos próximos às árvores em risco ou árvores de grande porte pois devido às chuvas, a copa se torna mais pesada e o solo encharcado favorece a queda de árvore”, explica o Superintendente Edson das Neves Júnior.

Volumes de chuva nas últimas 24h:

– Piquiri Vila Vargas – 40mm

– Piquiri Schell – 42,4 mm

– Três Vendas – 28,2 mm

– Ponte do Fandango – 23 mm

Volumes de chuva nas últimas 7 dias:

– Piquiri Vila Vargas – 60,8 mm

– Piquiri Schell – 65,8 mm

– Três Vendas – 90,2 mm

Volumes de chuva nas últimas 15 dias:

– Piquiri Vila Vargas – 61,2 mm

– Piquiri Schell – 85,6 mm

– Três Vendas – 90,4 mm

Fonte: Defesa Civil