Cachoeira do Sul conta com novas frente e tecnologia contra a dengue

Por
Cachoeira do Sul conta com novas frente e tecnologia contra a dengue
SAÚDE
28 de fevereiro de 2025 - Crédito: Ass. Com.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS), deflagrou na manhã desta sexta-feira (28), uma nova frente contra a dengue focada no Bairro Santa Helena, na zona norte, que no momento detém 11 dos 12 casos da doença registrados na cidade em 2025.

Segundo boletim semanal de arboviroses emitido pela Secretaria Municipal da Saúde na última terça-feira (25), Cachoeira do Sul contabilizava dez laudos confirmados e outros dois casos com sinal de alarme, uma forma mais grave da dengue.

 

 

Ao mesmo tempo, o Departamento de Vigilância Ambiental está inaugurando uma tecnologia de aplicação de produto biológico especialmente desenvolvida para controlar criadouros dos mosquitos em ambientes escondidos ou difíceis de acessar.

A diretora de Vigilâncias em Saúde, enfermeira Andréa Santos, esclarece que a o produto em questão não oferece riscos às pessoas, animais, populações de insetos não-alvo e o meio ambiente, e será pulverizado diretamente nas áreas infectadas com volume de vetores (Aedes aegypti), previamente identificadas pelo trabalho de campo e de coletas de amostras desenvolvido pelos agentes de combate às endemias. “Numa etapa anterior, estes agentes estiveram nas casas das pessoas positivadas para o bloqueio das áreas, orientação aos moradores, coleta de amostras e aplicação de produtos em pastilhas para eliminar pontualmente focos de contaminação”, explica a enfermeira.

 

 

Na etapa deflagrada nesta sexta-feira (28), entra em cena o novo equipamento veicular adquirido pelo Município, denominado Mini Gerador Pulverização Aerossol Guarany 30 LT, indicado como eficaz para áreas de grande extensão territorial com foco nos criadouros de insetos difíceis de encontrar ou acessar, o que facilita a aplicação mesmo em propriedades que estiverem fechadas.

O trabalho está sendo realizado em veículo da DVS, conduzido pelo motorista Alexandre Finger, e sob a coordenação do engenheiro agrônomo da SMS, Eduardo Streb. “A tecnologia é segura, atende às estratégias preconizadas pelo Ministério da Saúde, e será grande aliada da saúde pública no manejo das áreas mais afetadas e consequente controle da doença”, detalha o engenheiro.

 

 

A secretária municipal da saúde, Camila Nunes Barreto, explica que sua equipe está empenhada no monitoramento da evolução da dengue e convoca a população a cumprir seu papel como maior aliada no combate à doença, mantendo seus imóveis limpos e sem acúmulo de detritos e, principalmente, evitando pontos de água parada em suas moradias.