A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio das Secretarias de Coordenação e Planejamento e de Obras, concluiu a instalação de um sistema de iluminação pública moderno, eficiente e sustentável, abrangendo 7.484 pontos de LED em toda a cidade. Originalmente, o projeto previa 6.385 pontos, mas foi expandido com mais 1.099 unidades através de um aditivo, totalizando um investimento de R$ 8.978.841,70.
Executado pela empresa Embralux, de Porto Alegre, o projeto começou em fevereiro de 2023, com a primeira troca de lâmpadas na Rua Ornato Alves Tavares, no Bairro Promorar. Desde então, o trabalho avançou por toda a área urbana, beneficiando 40 bairros, com ajustes finais em alguns pontos, o projeto cobre quase toda a cidade, exceto nas áreas da Vila Leopoldina, Passo da Areia e Passo do Moura.
Benefícios para a comunidade
A instalação de iluminação em LED tem o objetivo de melhorar a visibilidade nas vias, buscando promover mais segurança e reduzir os custos com energia, além de contribuir para a sustentabilidade de Cachoeira do Sul.
Destino da iluminação antiga
A iluminação retirada do perímetro urbano, atualmente armazenada no pátio da Secretaria de Obras, será reaproveitada em localidades do interior do Município.