Cachoeira do Sul: Conab realiza levantamento da safra

Por 26 de setembro de 2021

Um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra de grãos 2021/22 inclui Cachoeira do Sul. Os trabalhos focam na análise das culturas de inverno (trigo, cevada, aveia, canola) para estimar a produção, área e produtividade. Já nas culturas de verão, as avaliações abrangem o milho de primeira safra, que teve semeadura iniciada no mês de agosto.

A modalidade é de pesquisa mista, ou seja, combina dados obtidos remotamente com produtores e instituições parceiras e dados obtidos diretamente nas lavouras. São em torno de 50 informantes cadastrados que representam todo o Estado. A atual etapa de pesquisa -preferencialmente para as culturas de inverno, além de Cachoeira do Sul: São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Ijuí, Cruz Alta, Panambi, Campo Novo, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Sarandi, Ibirubá, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Erechim, Lagoa Vermelha, Vacaria, Soledade, Santa Maria, Bagé e Pelotas. Os municípios integram os roteiros criados para que cada técnico visite o maior número de informantes, em função da logística estabelecida.

O primeiro levantamento mira na cultura do trigo, verificando a extensão dos efeitos causados por adversidades climáticas. Na cultura de verão, os técnicos ainda observam efeitos da estiagem no estabelecimento da cultura de milho em 11 municípios.