A Secretaria Municipal da Saúde segue no aguardo pela entrega dos imunizantes para dar início à aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) contra a Covid-19 em pessoas com 80 anos de idade ou mais em Cachoeira do Sul.
A determinação do Ministério da Saúde foi publicada através da Nota Técnica Nº 20/2022, com a finalidade de intensificar a cobertura vacinal desta faixa etária contra o Coronavírus, tendo em vista o aumento verificado dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre os idosos.
Conforme a normativa, estarão aptos a receberem as aplicações pacientes com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).
O titular da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Julio Lopes, ainda não tem previsão de quando estará sendo distribuído pelo Estado o lote de vacinas destinado ao público-alvo.
A orientação é de que este segundo reforço ocorra, preferencialmente, com imunizantes do laboratório Pfizer. Janssen e AstraZeneca também podem vir a ser utilizadas, independentemente da vacina anterior.