Cachoeira corre risco de perder Centro de Oftalmologia via SUS

Por 31 de agosto de 2021

Cachoeira do Sul pode perder o Centro Regional em Oftalmologia via Sistema Único de Saúde caso a situação não seja revertida pela Prefeitura, Secretaria da Saúde e 8ª Coordenadoria Regional. Conforme apurado pela reportagem da Rádio Fandango FM e confirmado pelo coordenador regional de Saúde, Júlio Lopes, até o momento não foi assinada uma nova contratualização com valores que permitam realização de procedimentos entre a Secretaria de Saúde e o Centro em Oftalmologia que atende pacientes de Cachoeira do Sul e Região.

Além disso, os gestores da área de Saúde de municípios do Centro Serra (Sobradinho, Ibarama, Arroio do Tigre e Estrela Velha, entre outros) estariam descontentes com a situação e já ventilam a possibilidade de migração de referência, conforme já ocorre com pacientes de Santana da Boa Vista e Encruzilhada do Sul atendidos em Caçapava do Sul.

Caso seja confirmada a saída dos municípios, a Prefeitura de Cachoeira não teria condições de bancar procedimentos oftalmológicos. Em consequência, os pacientes precisariam realizar deslocamento para outra cidade.


Leia também: Alerta: Cachoeira do Sul pode perder centro de atendimento aos autistas