A genética de ponta dos criatórios de ovinos e de bovinos de Cachoeira do Sul colocou o nome do município em evidência na Expointer 2024, que começou no último sábado (24) e tem programação até domingo (1º) no Parque Assis Brasil, em Esteio.
A Cabanha Aroeira, do médico veterinário Rafael Ramos Lisbôa, conquistou com um carneiro puro a roseta de grande campeão no julgamento da raça Hampshire Down. O mesmo criatório foi também premiado com a escarapela de reservada de grande campeã ao apresentar uma borrega no julgamento.
Nos bovinos, Cachoeira do Sul também vem fazendo bonito. Nesta semana, o touro Hudson da Boa Esperança, o mais pesado da Expointer 2024 com 1.450 quilos na balança do Parque Assis Brasil, foi premiado como grande campeão da raça Limousin. O reprodutor pertence ao premiado expositor Cacaio Lima, proprietário da Fazenda Boa Esperança, situada na BR-290, no Piquiri.
Na raça Braford, um touro da Fazendas Irapuá, de Willy Haas Filho, recebeu o prêmio de campeão na categoria júnior. Já na raça Devon, a Cabanha São João, de João Augusto Costa Silva Júnior apresentou um touro que recebeu a roseta de grande campeão ao integrar um trio também composto por reprodutores de das cabanhas Boeck, de Encruzilhada do Sul, e Saudade, de São Gabriel.
ULTRABLACK DA CABANHA MADRUGADA É BI NA EXPOINTER
A Cabanha Madrugada, do cachoeirense Vinícius Só Porto, repetiu a façanha do ano passado no julgamento da raça de bovinos Ultrablack. A dupla de touros rústicos apresentada pelo pecuarista conquistou a roseta de grande campeã da Expointer 2024, pelo segundo ano consecutivo. Um touro do mesmo criatório também foi considerado o melhor da raça em Esteio.